Capacitação para artesãos atrai profissionais - Jornal Fato
Geral

Capacitação para artesãos atrai profissionais

Palestras sobre vendas de fim de ano acontecem no auditório da Acisci, no Guandu


- PMCI

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro está promovendo mais uma ação voltada à qualificação dos profissionais do artesanato. É o "Vivacidade", um ciclo de capacitação que visa preparar os artesãos para as vendas de fim de ano, época de maior aquecimento do comércio. 

As primeiras atividades foram realizadas na quinta (20) e nesta sexta-feira (21) e, dada a relevância do tema, atraíram profissionais até de outros municípios da região. 

É o caso de Olímpia Pimenta, moradora de Piúma e artesã há 30 anos. "Estou sempre acompanhando as muitas atividades de Cachoeiro para o artesanato, a prefeitura está de parabéns por valorizar a profissão. As palestras têm sido maravilhosas. Um dos pontos que foi destacado é como lidar com a tensão em um período muito agitado para o comércio, como é o fim de ano", comentou.

Outra participante do projeto é Claudia Regina Marques, artesã há cerca de quatro anos. "Logo no primeiro dia nos deram dicas valiosas sobre como nos comportar com o cliente e estratégias de valorização do produto. Esperamos alavancar nossas vendas de fim de ano", afirmou.

O Vivacidade é realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci), localizada no bairro Guandu. O terceiro e último encontro do projeto ocorre na segunda-feira (24) , com palestra sobre "Design e Criatividade".

"Os profissionais de artesanato precisam ficar atentos a pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de vender. O nosso objetivo é dar orientação a eles nesse sentido, para que possam aproveitar da melhor maneira possível um período muito propício para o comércio", explica Vinicius Galdino, subsecretário de Micro e Pequenas Empresas da Semdec e um dos palestrantes do evento.

Investimento em artesanato

O projeto "Vivacidade" integra uma série de ações que a prefeitura de Cachoeiro desenvolve desde o ano passado com foco na profissionalização dos artesãos e fortalecimento do artesanato local. Entre as iniciativas já realizadas estão a Semana do Artesão, a oferta de capacitações, cadastramento de profissionais da área e a viabilização de participação em eventos da municipalidade, a exemplo da Bienal Rubem Braga 2018 e da Feira de Economia Solidária, em 2017.

Comentários