Unidade móvel leva formalização ao Aquidaban - Jornal Fato
Cidades

Unidade móvel leva formalização ao Aquidaban

Ao ter sua atividade legalizada, o microempreendedor individual fica isento de vários tributos federais


O bairro Aquidaban recebe hoje(07) a equipe da Sala do Empreendedor Itinerante, por meio da qual a prefeitura facilita a formalização de pequenos negócios em Cachoeiro de Itapemirim.

A unidade móvel estará na Rua Parecis, próximo à Superintendência Regional de Saúde, das 8h00 às 12h00. O atendimento é gratuito.

Ao ter sua atividade legalizada, o microempreendedor individual (MEI) é enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Com isso, paga apenas um valor fixo mensal, destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Além da consulta de viabilidade para a formalização (que pode ser deferida em até 24 horas; e o processo, concluído em curto prazo), a Sala Itinerante também oferece simulações de crédito e financiamento para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenas empresas.

"O programa Nossocrédito, por exemplo, tem empréstimos de até R$ 20 mil. E a vantagem é que os juros são a partir de 0,41% ao mês, bem abaixo dos valores praticados no mercado", frisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

Para a formalização, é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carnê do IPTU. Já para a avaliação da linha de financiamento, são os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil.

Comentários