Não deixe o treino afetar a saúde do seu joelho - Jornal Fato
Esportes

Não deixe o treino afetar a saúde do seu joelho

Lesões no joelho podem ter consequências sérias e até impedir a prática de determinadas atividades físicas


Lesões no joelho podem ter consequências sérias e até impedir a prática de determinadas atividades físicas. Como em tudo que envolve a saúde, prevenir é bem melhor e mais inteligente do que remediar.

O ortopedista Daniel Sabatini, da Unimed Sul Capixaba, explica que o joelho é maior articulação do corpo humano e, por ser uma articulação de carga, está sujeito a vários tipos de lesões.

"Para evitar problemas, é fundamental que a musculatura do joelho seja forte. Por isso, em pessoas saudáveis, o sedentarismo é a principal causa de enfraquecimento, seguido das contusões e traumas", afirma.

O cuidado na prática de exercícios também é indispensável. "Há algumas regras básicas para praticar atividade, que devem ser observadas por qualquer pessoa, tendo ou não ela algum problema no joelho", explica.

A lista inclui itens como fazer um aquecimento adequado; fazer alongamentos somente com o corpo aquecido; respeitar seu nível de preparação física; fazer atividades com pouco impacto, principalmente as pessoas que estão acima do peso; observar repouso para a cicatrização das microlesões que ocorrem durante as atividades físicas.

"Por isso, é fundamental a elaboração de um plano de atividade física por um educador físico", ressalta.

O médico afirma que quem está sedentário e deseja começar alguma atividade física deve fazer uma avaliação pré-participação completa. "Isso inclui consulta com médicos cardiologista e ortopedista, avaliação nutricional e avaliação pelo educador físico. Desta forma, afastam-se riscos para a saúde cardiovascular e musculoesquelética e se estabelece um programa individual de treinamento, levando em conta a idade, nível de condicionamento e objetivos pessoais", orienta.

Via de regra, Sabatini explica que aqueles que apresentam problemas nos joelhos devem evitar na academia a flexão maior que noventa graus e exercícios de agachamento. "Atividade de impacto devem ser evitadas para pessoas com artrose ou que estão acima do peso. A orientação sobre o tipo de movimento que pode ou não ser realizado é específico para cada caso", diz

O especialista informa ainda que os melhores exercícios para o joelho devem aliar equilíbrio e força, com ênfase às atividades realizadas com as bolas de fisioterapia.

 

Box

Cuidados para evitar problemas no joelho na hora de malhar

- Fazer um aquecimento adequado. O aquecimento prepara nosso corpo para o exercício que será feito e, portanto, é o principal fator na prevenção de lesões.

 

- Fazer alongamentos somente com o corpo aquecido, ou seja, alongar-se após o aquecimento ou após a atividade física.

 

- Respeitar seu nível de preparação física

 

- Fazer atividades com pouco impacto, principalmente as pessoas que estão acima do peso.

 

- Observar repouso para a cicatrização das microlesões que ocorrem durante as atividades físicas. Por isso, é fundamental a elaboração de um plano de atividade física por um educador físico.

Comentários