Itapemirim: prefeita interina anuncia auditoria - Jornal Fato
Cidades

Itapemirim: prefeita interina anuncia auditoria

Viviane Peçanha tomou posse ontem e nomeou dois secretários ? ela não pretende fazer exonerações e promete seguir à risca o plano de governo


A vice-prefeita Viviane da Rocha Peçanha (PSDB) assumiu ontem(06), interinamente, o comando da Prefeitura de Itapemirim, em sessão extraordinária da Câmara Municipal. Ela nomeou dois secretários a anunciou que fará auditoria.

Viviane assume a chefia do Executivo em razão do afastamento do prefeito Luciano Paiva Alves (PSB), investigado pelo roubo de recursos públicos, junto com quatro secretários municipais também afastados.

"Hoje começa a gestão, cuja meta nossa é responsabilidade", disse Viviane. A prefeita interina nomeou dois novos secretários: Yamato Ayub Alves assume a Secretaria de Governo, e José Mauro Sales da Penha, a Gerência Geral. Substituem, respectivamente, Bruno Abdenor e José Paiva, afastados por ordem judicial.

Viviane ainda não nomeou substitutos dos demais afastados. "Ainda não temos os nomes". E não pretende exonerar nenhum secretário, mas fará auditorias em todas as pastas. "O município não vai parar. Todos os processos passarão por auditorias e as obras serão tocadas. O plano de governo será cumprido à risca".

Sobre o afastamento de Luciano e mais quatro secretários, ela pouco falou. "Não cabe a nós julgar. É atribuição do Tribunal de Justiça. Agora é hora de serenidade para que possamos governar".

Além dos 11 vereadores, que declararam apoio a ela, a posse atraiu ao município parte da nata do tucanato capixaba, com as presenças dos deputados estadual Marcos Mansur e federal Max Filho. O vice-governador, Cesar Colnago foi representado por um assessor, que foram levar-lhe apoio.

"É preciso instaurar a estabilidade institucional para que as pessoas tenham uma vida tranquila", disse Max filho.

O vereador Leonardo Fraga Arantes, o Patinho (PSH), que faz oposição a Luciano, afirmou que dos 17 requerimentos protocolados por ele na Câmara, 13, que não foram aceitos por seus pares, se tornaram mandados de segurança e acabaram sendo peças de investigação no MP que culminaram com o afastamento do prefeito, Luciano de Paiva e dos quatro secretários.

 

Box

Vice-prefeita fala:

 

Pacote de obras

"Primeiro vamos auditar todas as obras, avaliar para ver se vamos continuar esse pacote de obras (no valor de R$ 400 milhões). Não só obras, todos os processos da Prefeitura".

 

Relação com Luciano

"Ele está afastado. Não tenho contato com ele. Isso é determinação judicial. Espero que tudo seja resolvido da melhor forma para nosso município".

 

Desafio

"Nosso maior desafio é trazer a tranquilidade a Itapemirim, e tirar as notícias ruins da mídia e colocar notícias boas".

Comentários