Carnaval: Sebrae/ES sugere roteiros autoguiados para conhecer o ES - Jornal Fato
Turismo

Carnaval: Sebrae/ES sugere roteiros autoguiados para conhecer o ES

Os trajetos foram desenvolvidos em parceria com lideranças empresariais, gestão pública local e estadual, além de grupos representativos dos empresários de turismo.


- Foto Divulgação

Faltam poucos dias para o Carnaval. E para quem ainda nem pensou no que fazer durante esse feriado, optar por viagens mais curtas é uma ótima escolha. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) desenvolveu alguns roteiros autoguiados que podem ser a solução. E o melhor é que também dá para fugir do agito tradicional da folia e aproveitar o clima mais tranquilo da natureza para recarregar as energias.

Os roteiros turísticos autoguiados foram desenvolvidos para o Espírito Santo dentro do projeto "Rede Agentes", do Sebrae Nacional, que inclui os agentes de roteiro turístico e cria essas redes visando a regionalização do turismo nos estados. Até o momento, seis deles já estão disponíveis para a população, e a previsão é de que novos percursos sejam apresentados em 2023.

Quem optar por passear por essas regiões terá acesso a um roteiro autoguiado, podendo escolher quais atrativos quer visitar. "É uma sugestão, e acreditamos que contribui para que o viajante se sinta mais seguro para fazer o passeio e, a partir da primeira experiência, tenha interesse em conhecer os outros percursos", conta Leandro Tononi, coordenador do projeto e analista do Sebrae/ES. Ele ainda explica que as sugestões oferecidas em cada roteiro atendem a diferentes perfis de turistas, incluindo casais, com ou sem filhos, e grupos de amigos.

 

Sugestões

Se a busca para esse Carnaval é curtir a natureza e se isolar da folia, a região do Caparaó Capixaba tem duas opções de roteiros autoguiados que podem atender às expectativas.

 

Roteiro Caparaó Capixaba Norte

https://goo.gl/maps/Vxph2atNdDv3e2pe6

 

Roteiro Caparaó Capixaba Sul

https://goo.gl/maps/8F4Q64zp9arnAhb68

 

Se o foco do passeio é visitar os municípios do Sul do Estado, há dois roteiros autoguiados que podem ser úteis.

 

Roteiro Cachoeiro em Detalhes

https://goo.gl/maps/dG67NXEcurLqrGVs7

 

Roteiro Caminhos Históricos

https://goo.gl/maps/1Y3jw1yzS27z6UTx6

 

Agora, se a intenção é não ficar longe da praia e ter a oportunidade de curtir um pouco da folia durante os dias do Carnaval, o projeto também tem dois roteiros autoguiados para a Região Metropolitana, com pontos turísticos tradicionais desses municípios.

 

Roteiro Metropolitano 1

https://goo.gl/maps/WrsqGEBnxocDB8vJA

 

Roteiro Metropolitano 2

https://goo.gl/maps/mSjxhJyyzxh1s2qj8

 

Todos esses roteiros incluem opções de passeio e lazer, além de comércios destinados ao agroturismo e sugestões de hospedaria.

 

Rede de Agentes

Para desenvolver o projeto, o Sebrae/ES mobilizou parceiros em oito regiões turísticas do estado para a construção compartilhada de roteiros para cada região. "Cada novo roteiro é formado por atrativos e equipamentos turísticos, além de dar visibilidade ao território em ações promocionais direcionadas para atrair o público que tem interesse em conhecer o território para, a partir das sugestões oferecidas e disponibilizadas no entorno, ele venha a realizar suas próprias explorações", diz Tononi.

E para cada região foi realizado um trabalho de estruturação, formação e fortalecimento da Instância de Governança Regional (IGR), com a participação de lideranças empresariais, gestão pública e grupos representativos dos empresários de turismo. A IGR, junto com os gestores dos municípios e empreendedores locais, acompanhou a validação do roteiro e o pré-teste. A participação de colaboradores das regionais do Sebrae/ES também foi fundamental para realização do projeto, assim como da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), parceira da ação.

Esses roteiros foram construídos levando em consideração as características de cada território, com previsão de ganharem força à medida em que os diferentes atores participantes da construção desse projeto tenham interesse no desenvolvimento regional por meio do turismo e os divulguem. "É um material público para ajudar o turista a organizar as suas viagens. E a tendência é de aumentar a permanência e de distribuir a demanda para outros empreendimentos", explica.

 

 

Comentários