Unimed realiza treinamento sobre emergências cardiovasculares e uso de desfibrilador - Jornal Fato
Saúde

Unimed realiza treinamento sobre emergências cardiovasculares e uso de desfibrilador

Curso de reciclagem faz parte de parceria com empresas e clubes para conscientizar sobre os perigos da parada cardíaca súbita.


- Foto Divulgação/Unimed Sul Capixaba

Como parte do cronograma do programa de treinamento de emergências cardiovasculares, projeto iniciado em 2021, a Unimed Sul Capixaba realizou o primeiro curso de reciclagem sobre a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA), com colaboradores de empresa que faz parte da parceria incentivada pela cooperativa. 

O programa teve início quando a operadora fez uma série de convites a academias e clubes do município para que se tornassem ambientes mais seguros para práticas de atividades físicas com a aquisição de um DEA um equipamento de primeira resposta em caso de parada cardíaca. 

O objetivo dos treinamentos é de levar mais informações sobre este equipamento, que pode ser manuseado por qualquer pessoa que receba um treinamento básico de emergências cardiovasculares. 

Três instituições compraram o DEA e tiveram o apoio da Unimed para a escolha do modelo, negociação dos valores e realização do primeiro treinamento.  A cooperativa se comprometeu ainda a realizar anualmente o curso de reciclagem sobre o equipamento, além de fazer a calibragem dos aparelhos adquiridos pelas empresas, o que está previsto para o início de 2023.  

O curso de reciclagem foi conduzido pelo consultor de treinamento e desenvolvimento, enfermeiro e especialista em urgência e emergência Lucas Viana, com a participação de 10 pessoas.

O encontro teve abordagens teóricas e práticas, para atualizar as orientações sobre o manuseio do DEA, como identificar uma parada cardiorrespiratória, os primeiros-socorros diante de um quadro de parada cardiorrespiratória, como fazer uma reanimação cardiopulmonar e a simulação do uso do aparelho em um manequim. 

"A iniciativa da Unimed Sul Capixaba na atualização sobre o uso do DEA e o treinamento de como atender casos de parada cardiorrespiratória é de extrema importância, principalmente por aumentar em mais de 75% as chances de sobrevida da vítima se for atendida corretamente", afirmou o cooperado e cardiologista, Gil Gonçalves Azeredo. 

As empresas e instituições interessadas em participar do projeto de emergências cardiovasculares da Unimed Sul Capixaba podem entrar em contato com a área de Responsabilidade Social da cooperativa pelo e-mail [email protected].

Comentários