Unimed oferece treinamento de emergências cardiovasculares - Jornal Fato
Saúde

Unimed oferece treinamento de emergências cardiovasculares

Capacitação ocorreu após um movimento da cooperativa de saúde de conscientização sobre parada cardíaca súbita


Foto: Divulgação

Um episódio em julho deste ano com a educadora física e proprietária de um Centro de Treinamento e Avaliação, em Cachoeiro, Cintia Schiavini, de 47 anos, que sofreu parada cardíaca súbita enquanto trabalhava, chamou a atenção da Unimed Sul Capixaba que iniciou uma série de convites a academias e clubes do município para que se tornassem ambientes mais seguros para práticas de atividades físicas com a aquisição de um Desfibrilador Externo Automático (DEA).

O convite já foi aceito por quatro estabelecimentos de Cachoeiro: Jaraguá Tênis Clube, Studio Vagner Lima, Bom Gosto Food Club e Centro de Treinamento e Avaliação Cintia Schiavini, que adquiriram o aparelho e passaram por um treinamento no Hospital Unimed na última sexta-feira. O DEA é destinado a identificar e reverter uma parada cardiorrespiratória, sendo crucial para evitar quadros mais graves e a morte em casos como este. 

A capacitação foi conduzida pelo cardiologista e vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Gil Gonçalves, e pelo consultor de treinamento e desenvolvimento, enfermeiro e especialista em urgência e emergência, Lucas Viana. O encontro teve abordagens teóricas e práticas, com orientações sobre o manuseio do DEA, como identificar e os primeiros-socorros diante de um quadro de parada cardiorrespiratória, como fazer uma reanimação cardiopulmonar e a simulação do uso do aparelho em um manequim.

"O equipamento pode ser manuseado por qualquer pessoa que receba treinamento básico de emergências cardiovasculares", destacou Lucas Viana.

O cardiologista Gil Gonçalves destaca que as manobras de ressuscitação são importantes, mas raramente revertem uma arritmia ventricular. Externamente, só um desfibrilador que descarregue uma alta energia no tórax do paciente é capaz de reverter esse quadro.

"Temos em torno de 10 minutos. Cada minuto que passa, são 10% a menos de chance de sobrevivência. Com treinamento de duas ou três horas, uma pessoa já fica apta a operar o aparelho", destaca.

A educadora física Cintia Schiavini esteve no treinamento e levou toda a equipe do seu Centro de Treinamento e Avaliação. "A Unimed Sul foi nossa parceira para a escolha do modelo, e nos apoiou na negociação dos valores e com este treinamento. A partir de agora, minha expectativa é estar preparada para qualquer eventualidade no meu espaço ou na própria redondeza, caso haja alguma necessidade de utilização do DEA", afirmou.

Já o empresário Vagner Lima ressaltou a seriedade do tema e a importância de ter a segurança de poder salvar vidas. "Este é um aparelho que a gente espera nunca ter que usar, mas, em caso de necessidade, nos sentimos preparados para utilizá-lo e salvar uma vida", acrescentou.

O proprietário do Bom Gosto Food Club, Walber Martins levou quatro funcionários do clube. "Aprendemos como funciona o aparelho e a fazer os primeiros-socorros em casos eventuais de parada cardiorrespiratória", reforçou.

Os interessados em participar do projeto da Unimed Sul Capixaba podem entrar em contato com a área de Responsabilidade Social da cooperativa pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (28) 2101-6269 e 2101-6232.

Comentários