Trio cria alternativa para respirador atender até quatro pessoas - Jornal Fato
Saúde

Trio cria alternativa para respirador atender até quatro pessoas

Nos casos de coronavírus, onde os pacientes sofrem por causa da dificuldade respiratória, a solução veio ajudar o tratamento. 


Um trio de especialistas em saúde criou uma alternativa para aumentar a capacidade de atendimento à pessoas com o coronavírus. O médico Emmanuel Rath Bonazina e os fisioterapeutas Marcio Ramos Laguna e André Hoerbe Bacchin desenvolveram uma forma de fazer com que um respirador possa servir atê quatro pessoas ao mesmo tempo. 

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (23), são 96 o número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul. Com o avanço da doença e a falta de recursos, o velho "jeitinho brasileiro" do bem acaba ajudando muito. 

Os profissionais de saúde trabalham no hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Resultado de imagem para respirador mecanico

Imagem Ilustrativa

E a solução deu certo: quando um paciente não consegue respirar sozinho, entra em cena o respirador mecânico. ajudando a manter a vida do paciente, como se fosse um pulmão artificial. 

Nos casos de coronavírus, onde os pacientes sofrem por causa da dificuldade respiratória, a solução veio ajudar o tratamento. 

E a solução foi bem inteligente: nas válvulas que envolvem a inspiração, os três agentes de saúde utilizaram as mangueiras que são conhecidas como traqueias, adaptando um Y na ponta dessas saídas, onde ocorre a inspiração e expiração.

E justamente neste Y foram adaptadas mais duas mangueiras e assim  - na inspiração e na expiração. E nesse Y, a gente puxou mais duas mangueiras para que a gente possa fazer mais um Y, ajudando até quatro pessoas, simultâneamente. 

Comentários