Remédio para coronavírus poderá ser lançado em maio, diz ministro - Jornal Fato
Saúde

Remédio para coronavírus poderá ser lançado em maio, diz ministro

Marcos Pontes afirmou que medicamento em questão obteve 94% de sucesso em testes laboratoriais.


O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, declarou nesta segunda(20) que o remédio para coronavírus poderá estar pronto em maio. O medicamento em questão obteve 94% de sucesso em testes de laboratório

De acordo ainda com o ministro, será necessário que o remédio tenha sucesso na fase final de testes, quando será aplicado a 500 pacientes já pré selecionados e monitorados. O medicamento ainda não teve seu nome revelado para evitar uma corrida às farmácias, como ocorreu com a cloroquina.

Até o momento sete instituições de saúde participam do protocolo de pesquisa. O remédio será administrado durante cinco dias aos pacientes, que vão ficar em observação durante duas semanas antes de passarem por exames que comprovem a eficácia da droga. "O remédio tem que ser dado no momento exato, tem uma série de exames que eles vão fazer por dia nesses pacientes", detalhou Marcos Pontes. A partir daí cabe à Anvisa permitir que a medicação seja prescrita aos pacientes com coronavírus: "Então, aí os médicos podem receitar aquele remédio. Então a gente imagina que posteriormente essas quatro semanas, lá pelo meio de maio, que esteja terminado, o que vai ser muito bom" prevê o ministro. 

 

 

Comentários