Pessoas com ISTs devem continuar tratamento durante pandemia - Jornal Fato
Saúde

Pessoas com ISTs devem continuar tratamento durante pandemia

Os atendimentos estão sendo realizados normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h


Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, a orientação da Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) é que os pacientes atendidos no Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) continuem o tratamento.
 
Os atendimentos estão sendo realizados normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, seguindo as medidas de segurança sanitária relacionadas ao vírus.
 
A unidade, localizada no bairro Ferroviários, é referência no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e oferece exames gratuitos para detecção de hepatites B e C, sífilis e HIV. 
 
No caso de pacientes com sintomas de ISTs que queiram realizar o teste rápido no Crias, a recomendação é que se programem para chegar, para o atendimento, até as 15h30, uma vez que o procedimento conta com uma etapa anterior, de triagem, o que estende a sua duração.
 
Uma vez confirmado que o paciente contraiu uma das patologias, o tratamento é iniciado de imediato, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante ressaltar que os medicamentos podem ser retirados na farmácia da unidade, que tem uma pausa para o horário do almoço, das 12h às 13h.
 
Crias
 
Na unidade, existe uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além de medicação e aconselhamento, visando a adoção de medidas seguras para evitar novas infecções.
 
O Crias funciona na rua Mário Imperial, 23 - Ferroviários (próximo à escola Anacleto Ramos). Os telefones são: (28) 3155-5387 e 3511-8246.

Comentários