Páscoa! Médica de Cachoeiro tira dúvidas se chocolate causa espinhas - Jornal Fato
Saúde

Páscoa! Médica de Cachoeiro tira dúvidas se chocolate causa espinhas

A dermatologista de Cachoeiro, Roberta Goltara, explica que a acne é uma doença dermatológica inflamatória que afeta inúmeras pessoas.


Bem antes de a páscoa chegar eles já estavam lá expostos, atraindo olhares e atenção de quem adora um docinho: os ovos de chocolate. Mas a proximidade com a data sempre levanta a dúvida na relação entre consumo de chocolate e o surgimento de acne, popularmente chamada de espinhas.

A dermatologista de Cachoeiro de Itapemirim, Roberta Goltara, explica que a acne é uma doença dermatológica inflamatória que afeta inúmeras pessoas. A relação entre chocolate e a doença, no entanto, ainda é motivação de estudos.

"Existem diversos artigos que buscam compreender o efeito da dieta na doença. Muitas hipóteses são levantadas, mas o que realmente sabemos é que consumir alimentos com alto índice glicêmico (doces, carboidratos simples, etc), liberam grandes quantidades de insulina em picos e isso desencadeia reações que levam aumento da oleosidade da pele e pode piorar casos de acne", explicou a médica.

A dermatologista acrescentou ainda que "diversos fatores podem ajudar a desencadear a doença: mudanças na produção de sebo, hormônios, presença de bactérias, enfim. Não dá para cravar como uma única causa, apenas. É preciso avaliar paciente por paciente, caso a caso".

A páscoa, entretanto, deve ser celebrada, afinal, representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A dica final que a médica deixa é "consumir chocolates e doces sempre com equilíbrio. Exageros nunca serão benéficos a saúde".

Comentários