Ministério da Saúde traz para o ES esta semana oficina sobre imunização - Jornal Fato
Saúde

Ministério da Saúde traz para o ES esta semana oficina sobre imunização

Ao longo dos três dias de oficina, os profissionais terão contato com metodologia de sistematização do processo de planejamento para ações de vacinação.


- Foto: Ilustrativa.

O Espírito Santo recebe entre a terça-feira (25) e a quinta-feira (27), a Oficina de Formação de Facilitadores para a Implementação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) e Processo de Microplanejamento do Programa de Rotina, Intensificação e Campanhas. A atividade acontecerá no auditório da Faculdade Multivix, em Goiabeiras, Vitória, e será voltada a 65 técnicos vindos do Rio de Janeiro, Distrito Federal, além do Espírito Santo, que atuam em áreas relacionadas com a Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde.

Com o intuito de aperfeiçoar as metodologias da imunização para o aumento das coberturas vacinais, a oficina é uma realização do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (DPNI) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). 

 

Ao longo dos três dias, os profissionais terão contato com metodologia de sistematização do processo de planejamento para ações de vacinação. Esses profissionais serão formados facilitadores para replicarem as metodologias em seus estados e municípios, e estarão empenhados na elaboração dos planos 2023 - 2024 de microplanejamento das atividades de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e companhas. No Estado, as oficinas de formação nas Regionais de Saúde acontecerão a partir de agosto.

"Será um encontro de muita aprendizagem para a qualificação dos profissionais diante de metodologias da Opas. São processos que têm como pilar a compreensão das necessidades e disponibilidades a partir do nível local, de modo a conhecer a realidade do nosso território para juntos propormos medidas para o alcance das metas vacinais", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo.

A programação dos três dias de evento pode ser acessado neste link

 

Comentários