Médico de Cachoeiro explica sobre doença que levou Glória Maria à morte - Jornal Fato
Saúde

Médico de Cachoeiro explica sobre doença que levou Glória Maria à morte

Ele alerta que os principais sintomas incluem desorientação, tontura, perda de movimento em um lado do corpo, dor de cabeça e vômitos.


O Brasil se emocionou nessa quinta-feira (2) com a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria. Mulher querida por todos, pioneira, desbravadora e referência para várias gerações. Aos 73 anos, ela lutava contra um câncer. O neurocirurgião Diego Loureiro Carvalho, que atende em Cachoeiro, explica um pouco mais sobre a doença.

Segundo o médico, as principais causas de tumores cerebrais são por metástases vindo de outros órgãos. "Os tumores que mais causam câncer no cérebro são o câncer de pulmão, câncer de mama, melanoma e próstata, em ordem decrescente de frequência. Sendo o câncer de pulmão a principal fonte de metástases para o cérebro em torno de 45% dos casos de metástases", explicou.

Ele alerta que os principais sintomas incluem desorientação, tontura, perda de movimento em um lado do corpo, dor de cabeça e vômitos. "A prevenção continua sendo a principal forma de evitar essas metástases. Hábitos saudáveis, não fumar, fazer acompanhamento médico regularmente, alimentação saudável e atividade física são algumas das formas para evitar o câncer", disse.

O diagnóstico precoce por um neurocirurgião pode aumentar a sobrevida e até a chance de cura.

Comentários