Instituições que acolhem idosos em Vitória devem comunicar ao MPES casos suspeitos de Covid-19 - Jornal Fato
Saúde

Instituições que acolhem idosos em Vitória devem comunicar ao MPES casos suspeitos de Covid-19


O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 11ª promotora de Justiça Cível de Vitória, expediu notificações recomendatórias aos dirigentes das nove Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) do município para que comuniquem imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde e ao MPES casos de idosos com quaisquer sintomas da Covid-19, bem como promovam a retirada deles do convívio comunitário. Casos de funcionários e colaboradores com suspeitas de contaminação pela doença também devem ser informados ao MPES. 
As nove notificações recomendatórias seguem orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES. 
As notificações, expedidas no início de abril, ressaltam, entre outros pontos, os cuidados a serem observados para admissão de novos idosos nas instituições, como a capacidade máxima de atendimento do estabelecimento, conforme as dimensões dos dormitórios, distância entre as camas, existência de banheiros, além de apresentação de laudo constando que a pessoa idosa não possui o novo coronavírus. Todas as solicitações de novo acolhimento de pessoa idosa devem ser comunicadas imediatamente ao MPES, enquanto perdurar o cenário de pandemia. 
O MPES ressalta também que, se necessário, devem ser observadas as orientações de biossegurança para o manuseio de cadáveres, conforme disposto na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) GVIMS/GGTES/Anvisa nº 04/2020.
Outra orientação é resguardar a saúde mental dos idosos, mantendo atenção e cuidados afetuosos, tentando manter a rotina ordinária da instituição, guardadas as devidas precauções para garantir a proteção dos moradores do local.

Comentários