Hospital Evangélico de Cachoeiro reforça a importância da cirurgia de catarata - Jornal Fato
Saúde

Hospital Evangélico de Cachoeiro reforça a importância da cirurgia de catarata

Referência em saúde ocular desde 2009, o Heci oferece tratamento completo


- Foto: divulgação/Heci

Referência em tratamento oftalmológico, desde 2009 com a inauguração do Instituto dos Olhos "Dona Dalila", Hospital Evangélico de Cachoeiro reforça a importância das cirurgias de catarata no Dia da Saúde Ocular (10/07).

A catarata é o envelhecimento natural do cristalino ou por causas secundárias como traumas, infecções, uso de corticóides por longos períodos, diabetes, e outras.  "Os olhos possuem uma lente denominada cristalino, localizada atrás da íris (a estrutura que dá coloração aos olhos). A catarata ocorre quando o cristalino sofre qualquer perda da transparência e o principal sintoma é perda lenta, gradual e indolor da visão", explica o oftalmologista Dr. Lindolfo Gandra Costa.

O diagnóstico da catarata é feito após uma avaliação do oftalmologista realizada no consultório e com a dilatação das pupilas. "A partir do momento que a doença passa a comprometer a visão do paciente, há indicação cirúrgica".

As principais recomendações médicas para o período pós-operatório são: suspender qualquer esforço ou atividade física rigorosa nos primeiros dias e seguir à risca os horários dos colírios e outros cuidados que o oftalmologista recomendar.

Para manter a saúde dos olhos o médico recomenda: proteger os olhos dos raios UVA e UVB com óculos escuros de qualidade, evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas, evitar o uso do cigarro, manter-se no peso ideal e ter uma alimentação saudável.

 

Serviço

Referência em tratamento oftalmológico em toda macrorregião Sul do Estado do Espírito Santo, desde sua inauguração, em setembro de 2009, o Instituto dos Olhos "Dona Dalila" é o primeiro da rede estadual fora da Região Metropolitana. O Instituto dos Olhos oferece o serviço de oftalmologia com atendimento ambulatorial, exames, cirurgia de catarata e pterígio a pacientes de Cachoeiro e de 25 municípios do sul do estado, contando com equipamentos adequados e profissionais habilitados em diversas áreas da oftalmologia.

Para o acesso a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve buscar assistência médica nas unidades básicas de saúde, que são a porta prioritária para assistência gratuita, assim ele receberá um encaminhamento para uma avaliação com um oftalmologista. Após a constatação de que o paciente necessita da cirurgia, ele será encaminhado ao Instituto dos Olhos.

 

 

Comentários