Dia 21 é Dia do Ortodontista; Confira algumas dicas - Jornal Fato
Saúde

Dia 21 é Dia do Ortodontista; Confira algumas dicas

A ortodontista Caroline Salvato fala sobre saúde bucal


A ortodontista Caroline Salvato

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sete em cada dez brasileiros acreditam que gastos com beleza são necessários e não um luxo. A pesquisa aponta que os cuidados com os dentes são uma das medidas mais tomadas pelos entrevistados, ficando à frente de controle do peso e atividades físicas. Ainda assim, o brasileiro - se não tiver fazendo nenhum tratamento estético - não visita o dentista anualmente, conforme o recomendado.

Não é à toa que nos últimos três anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a Odontologia Estética apresentou um crescimento superior a 300% no Brasil e, a Ortodontia - que preza pela melhora da aparência dos dentes e saúde bucal e que tem um dia especial no calendário brasileiro (21 de setembro) -, está entre as especialidades do odontologia mais procuradas pelo brasileiro. Perde apenas para o especialista em procedimentos estéticos (que faz clareamento e lentes de contato dental), o implantodontista (implantes) e o famoso, cirurgião-dentista, que atende casos emergenciais, como dor de dente.

A ortodontista da Sorridents Caroline Salvato, comenta sobre a alta procura por ortodontia estética e dá dicas relacionadas à saúde bucal. 

"Cuidar do sorriso é muito bom. O sorriso tem o poder de melhorar a autoestima e traz emoções capazes de curar doenças. O sorriso traduz felicidade e satisfação. Assim, a beleza torna-se uma consequência deste emaranhado de sensações boas.  Quantas pessoas viveram anos com vergonha de sorrir, por ter um único dente na boca e renasceram ao colocar uma prótese. Quantos adolescentes se sentem intimidados por ter o sorriso encavalado e, como consequência, desenvolvem bloqueios que refletem em todo o seu comportamento com a sociedade. No entanto, mais importante que ter um sorriso bonito é ter um sorriso saudável" reforça. 

Para a união perfeita do sorriso saudável e bonito, selecionei cincos dicas que possibilitarão a união dos dois cenários.

Seguem abaixo:

  • É importantíssimo que o paciente passe o fio dental nos dentes todos os dias, após a alimentação. O acúmulo de alimentos são os principais causadores de cáries e outras infecções. O uso de fio dental é tão importante quanto escovar os dentes.  É imprescindível que as duas formas de higienização sejam realizadas juntas. Na sequência deve ser finalizado com o enxaguante bucal; 

Os problemas de desalinhamento bucal mais conhecido são: o diastema, popularmente caracterizado pela presença de dentes separados; mordida cruzada, quando alguma parte da arcada dentária fica por dentro da arcada inferior ao fechar a boca; sobremordida, também chamada de mordida profunda; mordida aberta e dentes encavalados ou apinhados. Felizmente tratamentos avançados como o Invisalign, que permite que o paciente visualize como ficará a boca após o tratamento, consegue reverter o problema; 

  • Frequente o dentista de seis em seis meses. Um tratamento preventivo evita problemas mais graves que podem levar a extração do dente. Infelizmente, a maioria das pessoas só procuram o dentista quando ocorre a dor intensa do dente;

A escova de dente deve ser trocada, em média, a cada três meses. Após esse período, a escova perde a eficiência para fazer a higiene correta da boca, deixando de remover a placa bacteriana dos dentes e da gengiva. Com o tempo de uso, as cerdas vão se deformando e deixando de alcançar todos lugares importantes para manter a limpeza adequada. Vale ressaltar que a escovação eficaz não depende da força empregada, mas, sim, da quantidade de vezes em que a escova passa sobre os dentes. Use sempre escovas com cerdas macias, e escove com movimentos circulares;

  • Não se esqueça de escovar a língua. Poucas pessoas sabem da importância da escovação da língua. Quando nos alimentamos os alimentos não entram em contato somente nos dentes, mas também na língua. Portanto pequenas partículas ficam "aderidas" a língua e se não ocorrer a devida higiene pode ocasionar mau hálito. A forma correta de realizar a higiene da língua é após a escovação de todos os dentes, usar a escova vindo da parte mais posterior da língua indo para anterior. Realizar pelo menos uma vez ao dia esse procedimento.

Comentários