Covid-19: Paciente recebe alta no dia de Natal - Jornal Fato
Saúde

Covid-19: Paciente recebe alta no dia de Natal

Oito meses se passaram, algumas batalhas foram perdidas, mas muitas foram vencidas. E cada vitória na unidade é comemorada como se fosse única


"Eu nunca imaginei pegar essa doença e muito menos precisar ficar internado. A gente só pensa na família que está em casa e, graças a Deus e a essa turma de profissionais, eu estou indo embora. O meu presente de Natal chegou alguns dias antes da data". 

A fala emocionada acima é do senhor Cosme Pereira Santos, de 71 anos. Ele ficou 11 dias internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, devido a complicações da Covid-19. 

Morador de Montanha, no norte do Espírito Santo, o paciente foi transferido para o Hospital Jayme com 25% do pulmão comprometido pela doença. Na unidade, a doença evoluiu de forma grave, chegando a prejudicar 70% do pulmão. O seu presente de Natal para 2020 foi muito bem recebido: a alta hospitalar e vencer a doença, na última segunda-feira (21).   

Em um ano atípico, o Hospital Jayme teve seu perfil de atendimento alterado, tornando-se referência estadual para casos graves e potencialmente graves do novo Coronavírus. Nesse cenário, a Secretaria de Saúde (Sesa) readequou a estrutura do hospital disponibilizando 250 leitos de terapia intensiva (UTIs) para tratamento da doença e a linha de frente também ganhou reforços, com a contratação de cerca de mil novos funcionários. Uma verdadeira batalha contra a Covid-19. 

Oito meses se passaram, algumas batalhas foram perdidas, mas muitas foram vencidas. E cada vitória na unidade é comemorada como se fosse única. "Cada paciente é único e todos que passaram por aqui, ao longo desse período, nos marcaram de alguma maneira. São relatos, histórias, dias vividos ao lado dessas pessoas. A equipe, sem dúvida, fez a diferença e contribuiu para a vida desses pacientes", destacou o diretor geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rogerio Griffo.

Comentários