Conheça o novo hospital do Aquidaban - Jornal Fato
Saúde

Conheça o novo hospital do Aquidaban


 

Redação

 

Depois de longa espera, será apresentado nessa sexta-feira (23), às 11 horas, o projeto assistencial e arquitetônico do Hospital Materno-Infantil de Cachoeiro de Itapemirim, que irá funcionar no prédio do bairro Aquidaban.

 

A apresentação será realizada pela diretoria do Hospital Infantil "Francisco de Assis" (Hifa) e terá como convidados o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira e os senadores Magno Malta e Ricardo Ferraço.

 

De acordo com o superintendente do Hospital, Jailton Alves Pedroso, a obra, com duração de um ano e seis meses, será iniciada tão logo a Superintendência Regional de Saúde desocupe o prédio.

 

Segundo ele, o hospital será estruturado para atender gestantes de alto risco dos 26 municípios do Sul Capixaba e a oito cidades com parto de risco habitual. Ao todo, o hospital poderá realizar até 800 partos por mês.

 

Ao contrário do que havia sido anunciado anteriormente, a estrutura do Hospital Infantil, que atualmente funciona no bairro Sumaré, não será transferida para o Aquidaban.

 

Na prática o prédio do Aquidaban será um novo hospital, com maternidade voltada para risco habitual e alto risco que irá atender a mãe e o filho até os 28 dias de vida. Enquanto isso, o Hospital Infantil, no bairro Sumaré, continuará atendendo crianças e adolescentes com até 12 anos de vida.

 

De acordo com Jailton, o novo hospital vai oferecer atenção humanizada ao parto, sendo que o grande diferencial será a estrutura física que possibilitará acolhimento às mães.

 

"Será o espaço ideal para que mãe fique próxima ao filho neste momento tão importante na vida de ambos", assinalou.

 

Já o presidente do Hifa, Winton Roberto, disse que está muito feliz com a conquista da administração desta nova unidade. "É um sonho antigo de nossa diretoria e lutamos muito por ele. Agora poderemos atender mães e crianças em um só lugar com assistência resolutiva de qualidade", comemorou.

 

O hospital materno infantil contará com nove especialidades médicas, Utin, UTI adulto, pronto socorro, consultórios, salas cirúrgicas, salas de ultrassom, raio-xe laboratório de análises clinicas entre outros.

 

Para concluir o hospital serão investidos R$ 4,7 milhões com recursos do Governo do Estado para obras físicas e R$ 3 milhões de dinheiro da União proveniente de emenda do senador Ricardo Ferraço.

 

 

Etapa vencida

 

O prefeito Carlos Casteglione comemorou a apresentação do projeto arquitetônico do novo hospital, ressaltando que é mais uma etapa vencida no sentido de ver solucionado um problema que vem se arrastando desde 2001, quando a construção do prédio foi iniciada.

 "A minha tarefa eu concluí no dia 20 de novembro do ano passado, quando foi finalizado o processo de formalização da devolução do terreno para o Hospital Infantil, com o aval do Ministério da Saúde", ressaltou.

O prefeito explicou que desde aquela data vem monitorando o andamento do processo no sentido de cobrar o avanço das etapas. "É um momento importante", ressaltou.

 

 

Conheça a estrutura do novo hospital

 

 

Especialidades médicas

 

Neonatologia

Ginecologia

Obstetrícia

Clínica médica

Cardiologia

Anestesiologia

Neurologia

Cirurgia pediátrica

Enfermagem obstétrica

 

 

Estrutura física

 

Utin - 20

Uti-adulto - 10

Gestação risco habitual - 45

Gestaçãoalto risco - 20

Leitos - 130

Pronto socorro materno infantil

Classificação de risco

Consultórios de obstetrícia

Consultório de neonatologia

5 leitos de observação

Unidade de diagnóstico

Duas salas de ultrassom, raio-x

Centro cirúrgico e obstétrico

3 salas cirúrgicas

1 sala para amiu

Laboratório de análises clinicas

Ambulatório

6 consultórios

Casa da gestante, bebê e puérpera com 15 leitos

 

 

Exames

 

Ecocardiograma, eletrocardiograma, tococardiografo, tomografia, ressonância, magnética,densitometria e mamografia

 

Comentários