Advento - Jornal Fato
Colunistas

Advento


Para os Cristãos é tempo de elevação a uma dignidade suprema. Preparação para a chegada do Menino Jesus. A vinda do Natal. Da noite feliz. O Advento está presente nos meses de novembro/dezembro (os quatro domingos que antecedem o Natal). O preparo é espiritual e usa-se a oração, jejum e penitência. Neste ano, diferente dos anos anteriores, um grande presépio foi montado no centro de Cachoeiro de Itapemirim. Originalmente, o presépio é o lugar onde se recolhe o gado - chamado, também, estrebaria ou curral. Para os Cristãos é a representação do estábulo onde nasceu Jesus - o episódio bíblico do seu nascimento. Segundo São Jerônimo, o presépio em que Maria deu a luz era de barro, provavelmente uma saliência natural de rocha. E de barro são as esculturas, em tamanho real, no presépio da Praça Jerônimo Monteiro. Uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Cachoeiro (Ascici), campanha do comércio: "Cachoeiro: Natal Feliz é Aqui." As esculturas são de autoria do artista pernambucano Zezito de Tracunhaém, produzidas em 2006, a pedido de D. Ignez Cola.

 

Por isso, para mim, e para muitos cachoeirenses, foi uma surpresa a leitura do Jornal Espírito Santo de Fato, em 07 de dezembro, quarta-feira, e o destaque: "Ladrões não perdoam nem o Menino Jesus", a escultura foi roubada do presépio, na noite de segunda. No domingo, um dia antes, ao sair da Banca da Tereza, deparei-me pela primeira vez com a montagem. Além das esculturas e da simplicidade alegórica - reproduzindo com fidelidade o ambiente e as circunstancias da época; observei, também, bem ao lado, uma faixa do Lions Club Frade e a Freira e o pedido para doação de brinquedos para as crianças carentes da nossa cidade. No Advento nos tornamos diferentes, crescemos em espiritualidade, o desejo de doação se eleva. Mesmo que a maldade e a violência se espalhem por nossa sociedade. Ainda assim, o desejo de fazer o bem permanece. No domingo, observei próximo ao presépio, vários pequenos pacotes, as doações aconteciam. Logo adiante, nos Correios, as cartas de crianças com pedidos ao Papai Noel foram respondidas; o Bazar organizado pela Mara Resende, e várias mulheres da nossa sociedade, torna-se um sucesso de solidariedade e o Brechó do Núcleo Feminino da Unimed Sul Capixaba arrecadou mais do que o necessário para a aquisição de óculos para as crianças do ensino fundamental da Escola Florisbelo Neves. As boas ações em nossa cidade vão se espalhando. Por isso, resolvi ignorar a notícia do Jornal. Preferi acreditar no Advento e nas coisas boas que ele anuncia.

À noite, ainda na quarta-feira, ouço o advogado Gustavo, filho de Ariette Moulin. Ele disse, acredito nas palavras da minha mãe: "Não houve roubo. Não podemos roubar aquilo que está por vir. Estamos no Advento. É a preparação para a chegada do Menino Jesus. Ele foi retirado para preservar a fidelidade aos fatos." Ele completou, seguindo o pensamento da Ariette: Um bom Cristão deve crer. A esperança e fé são nossas virtudes. As virtudes são exercitadas e exaltadas nesses dias natalinos. Pensei: ele retornará. Na noite do dia 24 de dezembro - no Natal, ele chegará. O bom ladrão completará o nosso presépio. E, as coisas acontecerão a seu tempo! Teremos uma noite feliz.

 

Sergio Damião Santana Moraes

Visite meu Blog: blogazulix.blogspot.com.br

 


Comentários