Casais que lutam juntos para vencer o câncer - Jornal Fato
Saúde

Casais que lutam juntos para vencer o câncer


Dayane Hemerly

 

Até o final do ano, o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer. A doença já é a segunda que mais mata brasileiros, depois dos problemas cardiovasculares. Mas não é só isso, o câncer causa, ainda, a separação de muitos casais.

 

Pensando nisso, a visagista cachoeirense, Priz Azeredo, lançou a campanha "Eu cuido de você, você cuida de mim". A iniciativa, que conta com um vídeo em que histórias de superações entre casais são contadas, tem feito sucesso nas redes sociais e no meio jornalístico.

 

Priz, que é voluntária e faz atendimentos uma vez por semana na casa de apoio a pacientes do Evangélico e da Unimed, conta que este ano ela quis fazer trabalhos voltados para os casais. "Eu tenho muitas histórias para contar, pois convivo muito com os pacientes. E é muito comum vermos abandonos durante o tratamento de câncer".

 

A visagista fez pesquisas relacionadas ao assunto e percebeu, segundo ela, que através de prevenção e informação, com ajuda de psicólogos, sexólogos e até uma boa conversa entre o casal, esse quadro poderia ser diferente. "Foi pensando nisso que surgiu a campanha, que significa 'não abandone o seu amor; continue cuidando dele'. A mensagem são para todos os tipo de casais: namorados, noivos ou casados", explica.

 

Idealizadora da campanha em todo o país, Priz conta que, Inicialmente, ela foi lançada na Oncoimagem de São Paulo, em seguida no Espírito Santo, em Cachoeiro. Ela fala ainda, que o objetivo é enriquecer e ajudar casais do Brasil inteiro que sofre junto com o câncer.

 

"A ideia é baixar o índice de abandono durante o tratamento oncológico e fazer com que as pessoas não desistam do outro. Hoje o mundo é muito artificial e é muito fácil desistir em situações difíceis", completa.

 

No vídeo da campanha, quatro casais e uma viúva - todos de Cachoeiro -  contam suas histórias, dificuldades e superação durante o tratamento de câncer. "O vídeo foi feito para sensibilizar e atingir positivamente os casais", menciona Priz.

 

Os casais

 

A viuvá Ketellyn Porto que acompanhou seu jovem esposo por três anos até o falecimento dele

 

O casal Thais Buzatto Neto e Marcio Guimaraes Coelho

 

O casal Delizete Pimenta Evangelista e Badger Neves dos Santos (ele tinha ido embora e quando ela teve câncer ele reatou o casamento para cuidar dela) 

 

Casal Jomar de Oliveira Pinto Junior e Sabrina Barros Fernandes Barbosa Pinto( estava quase se separando e a campanha "Eu cuido de você, você cuida de mim" mostrou para eles que não faltava amor e sim aprender a falar e compartilhar os medos) 

 

Casal Jacqueline Moreira da Silva Cassago e Tissiano Cassago (ela raspou o cabelo quando ele foi diagnosticado e largou o emprego que amava e passou a se dedicar a ele em suas longas internações)

Comentários