Anvisa libera tratamentos alternativos no Brasil - Jornal Fato
Saúde

Anvisa libera tratamentos alternativos no Brasil

Decisão inédita será anunciada ao mundo em Genebra, na Suíça.


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta sexta-feira (21) a liberação dos tratamentos e medicamentos sem registros para os pacientes que tiveram todas as possibilidades de tratamento de suas doenças, esgotadas.

Um exemplo são os portadores de doenças crônicas, raras e ainda aqueles em que as possibilidades de cura estão mais escassas. De acordo com a Anvisa a nova determinação instrui o que os tratamentos com terapia celular e terapia com células-tronco em todo o território nacional passam a ser autorizadas.

A Anvisa irá anunciar a decisão na convenção da OMS (Organização Mundial de Saúde) em Genebra na Suíça.

Os ensaios clínicos em centros universitários são diferentes das autorizações que a Anvisa liberou com as novas normas. Um médico capacitado para o tratamento, por exemplo, independente de estar ligado a uma determinada pesquisa específica para atender seus pacientes. 

O caso mais recente de liberação para tratamentos alternativos envolveu um paciente que foi submetido a terapia celular no ano passado pela USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto. O mineiro Vamberto Luiz de Castro de 62 anos ficou curado de um linfoma em estágio avançado.

O mineiro veio morrer em um acidente doméstico depois que retornou para sua casa em Belo Horizonte. A expectativa para a cura através da terapia celular é muito grande principalmente nos casos de câncer. Até então o maior problema eram os processos de liberação da Anvisa, extremamente burocráticos e demorados, que finalmente foram flexibilizados

Comentários