Ansiedade, felicidade ou tristeza: não desconte na comida - Jornal Fato
Saúde

Ansiedade, felicidade ou tristeza: não desconte na comida

Especialistas garantem que com rotina e disciplina é possível manter uma alimentação saudável durante o período de isolamento social


Mais frutas, menos industrializados - Foto: Pedro Bolle

O período de confinamento, necessário para conter o avanço da Covid-19, trouxe uma mudança significativa na vida das pessoas, principalmente na alimentação, com risco de ficar desregrada com tanto tempo à disposição. Especialistas garantem que manter uma dieta rica em nutrientes durante esse período é essencial para saúde física e mental e que é possível uma "quarentena" com comida gostosa e saudável.

"Precisamos recolher toda a nossa independência e liberdade para dentro de casa e os sentimentos e emoções desencadeados com toda essa mudança muitas vezes, compensamos na alimentação. Se estamos felizes, comemos! Se estamos ansiosos, comemos! E se estamos tristes? Comemos também! E, geralmente, o que buscamos são fontes de carboidrato, açúcar".

A afirmação é da nutricionista Lidia Caldas, quem alerta do perigo do consumo exagerado desses nutrientes. "Estimulam a liberação de serotonina, endorfinas e dopaminas, todas elas ligadas à sensação de bem-estar e prazer, mas quando o consumo do açúcar é constante essas substâncias causam um efeito contrário como irritabilidade e sintomas semelhantes a depressão, e certamente precisamos evitar, mais ainda, essas sensações nesse momento", esclarece. 

E como manter o equilíbrio alimentar nessas circunstâncias? O primeiro passo, segundo a terapeuta Maria Tereza Samora, é criar uma rotina produtiva, organizar os horários e procurar agir como em um dia normal.  "Preencher a rotina ajuda a combater a ansiedade, que é uma das grandes vilãs na má alimentação. Manter horários certos para acordar, tomar banho, comer, trabalhar, se exercitar e descansar são ações que diminuem a ociosidade e, com isso, mantêm o equilíbrio", afirma. 

Mas, na prática, na despensa e na marmita nada muda! É o que afirma a especialista em Nutrição Clínica, Funcional e Esportiva, Dra. Daniela Alencar.  Segundo ela, "comida de verdade", como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite e seus derivados continuam sendo a melhor opção. 

A especialista recomenda, ainda, evitar bebidas alcoólicas, hidratar-se bem e fugir de industrializados como sucos, refrigerantes e biscoitos - ricos em açúcar; esquecer embutidos e temperos sintéticos que trazem muito sódio e compostos químicos. Aconselhável é alho e cebola, especiarias que fortalecem o sistema imunológico. 

"Precisamos desembalar menos e descascar mais. Os integrais continuam tendo prioridade na mesa pela durabilidade e melhor valor nutricional. Para combater a ansiedade, normal em situações como esta, os alimentos ricos em l-triptofano como banana, castanha, aveia, ovos e chocolate com mais de 70% de cacau, que é rico em polifenol e antioxidante e ajuda a combater a ansiedade durante esses dias. Chocolate com menos 70% de cacau em sua composição contém muito açúcar. É bom evitar doces já que eles fomentam os processos inflamatórios", afirma.


As crianças?

Um dos maiores desafios desse período é fazer a criançada comer direito. Uma boa dica é garantir o ingrediente "diversão" convidando os menores a desenvolver receitas gostosas e que sejam saudáveis, sempre com supervisão de um adulto.

"Há receitas simples, como a gelatina, o bolinho de banana e aveia ou picolé feito de suco de frutas. A ideia é se distrair com os alimentos e que eles sejam uma distração saudável", disse a nutricionista.

...e os idosos

Com a idade, segundo Lidia, homens e mulheres tendem a diminuir o consumo de água e alimentos, já que o paladar sofre alterações. Por isso, segundo a nutricionista, é necessário dobrar a atenção com essas pessoas e usar a criatividade para manter a nutrição e hidratação corretas. 

"É importante ofertar sucos e alimentos saudáveis a cada três horas. Priorizar o consumo de vegetais e alimentos ricos em cálcio, iogurte, leite e ovos. Além disso, redobrar a prevenção com a contaminação, já que eles são os mais vulneráveis à síndrome", afirma.

Imunidade e treinos na quarentena

Vale lembrar que além de manter a forma e melhorar os níveis de colesterol no organismo, os exercícios físicos ajudam a aumentar a imunidade e por isso, quem treina deve se alimentar com qualidade.   

Para os que mantêm uma rotina de treinos durante o confinamento é necessária uma atenção maior no consumo de calorias, já que nesse caso a mobilidade está reduzida e o gasto energético é menor. 

Incluir alimentos ricos em vitamina C como limão, laranja e acerola no cardápio. Os chás com casca de limão e laranja são ótimas recomendações. Há ainda, própolis, excelente antiviral e antifúngico e que pode ser consumido sozinho ou nos preparados líquidos.

"Alimentos ricos em zinco como castanhas e amêndoas são importantes para fortalecer o sistema imunológico. Já as proteínas e fibras ajudam a manutenção muscular e na produção de anticorpos. Frango e ovos são alimentos recomendados, já que o corpo consegue metaboliza-los melhor.", afirma Daniela. 

De acordo com o professor de educação física Gabriel Vetoracci, exercícios que trabalhem o desempenho pulmonar são os mais indicados para fortalecer o organismo. Segundo ele, é possível manter um bom condicionamento físico com exercícios simples e que podem ser feitos em casa. 

"Todos podem se exercitar durante o confinamento. Mas é necessário dar atenção aos exercícios que ampliem a capacidade pulmonar, já que a Covid-19 é uma síndrome respiratória de amplitude severa. Com um bom preparo nas vias aéreas é possível se proteger ainda mais desse contágio", explica. 

Comentários