"Não se cobrem de não seguir a nova rotina", recomenda Psicóloga - Jornal Fato
Saúde

"Não se cobrem de não seguir a nova rotina", recomenda Psicóloga

Elyni Porto Borges Vicenzi explica que tudo é um aprendizado: "Podemos adquirir várias habilidades, aproveitando o mundo que está por exemplo no YouTube" orienta a profissional.


Durante a pandemia a humanidade teve que mudar seus hábitos. E muitas pessoas acabaram descobrindo novos talentos ou desenvolvendo habilidades. Essa transformação e adaptação é observada pela Psicologia. Mas por outro lado quem nunca quis fazer "absolutamente nada", e apenas relaxar? Ambas decisões são saudavéis, observados o bem estar do indivíduo. 

 

É o que constatou a Psicóloga Elyni Porto Borges Vicenzi, Cachoeirense atualmente morando em Vitória.

 

"O primeiro passo é não se cobrar o tempo todo por não estarmos seguindo a rotina que fomos impostos", explica Elyni.

 

A Psicóloga revelou que grande parte de seus clientes tem buscado formas de superar o isolamento social e o distanciamento. E mais tempo em casa causa uma gama de emoções que podem desencadear até mesmo "a vontade de não fazer nada". E isso não é um problema, ela avalia. 

 

"As pessoas estão se descobrindo. Depois que terminar a quarentena, muitas pessoas irão perguntar: o que você fez na quarentena? As pessoas precisam procurar o seu melhor", explica Elyni.

 

A própria Psicóloga descobriu uma série de habilidades que a ajudaram a superar os desafios da quarentena, como a panificação: "Sou filha de dono de padaria, então me aventurei, fiz um pão que ficou delicioso", comemora.

 

Elyni explica que tudo é um aprendizado: "Podemos adquirir várias habilidades, aproveitando o mundo que está por exemplo no YouTube" orienta a profissional.

 

"O ser humano tem uma capacidade grande para se adaptar. Está sendo um desafio para todas as pessoas. Precisamos tomar cuidado com aquelas que já tem uma tendência à ansiedade e depressão, mas hoje em dia, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os atendimentos psicológicos podem ser feitos online", detalha Elyni. 

 

 

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA EM VÍDEO

Comentários