Morre Dom Silvestre, Arcebispo Emérito de Vitória - Jornal Fato
Religião

Morre Dom Silvestre, Arcebispo Emérito de Vitória

A previsão é de que o velório aconteça nesta tarde (16), na Catedral Metropolitana de Vitória


Dom Silvestre tinha 60 anos de sacerdócio ministerial e quase 44 anos de vida como bispo - Divulgação/ Arquidiocese de Vitória

Morreu, na madrugada deste sábado (16), em Minas Gerais, o Arcebispo Emérito de Vitória, Dom Silvestre Luís Scandian, aos 87 anos. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Vitória. A previsão é de que o velório aconteça nesta tarde, na Catedral Metropolitana de Vitória.

Dom Silvestre tinha 60 anos de sacerdócio ministerial e quase 44 anos de vida como bispo, que se completariam no próximo dia 22 de fevereiro. Destes, 20 anos foram dedicados ao pastoreio da Arquidiocese de Vitória.

Em outubro de 2018, ele foi internado com meningite e desde então estava em Minas Gerais, com a família.

A última missa de exéquias será no domingo (17), às 15h. Depois, o corpo será trasladado para sepultamento em Vila Velha.

"Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos a Dom Silvestre, e que ele soube partilhar com os irmãos. Louvemos a Deus pelo testemunho de vida de pobreza e por sua dedicação corajosa na defesa da dignidade humana e dos direitos inalienáveis de cada pessoa. Agradeçamos a Deus por seu exemplo de Pastor zeloso do povo de Deus e por sua atenção especial aos pequenos, pobres e aflitos. Dom Silvestre, agora, se alegre no céu e obtenha o fruto da sua esperança junto de Deus!", escreveram, em nota, o Arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos; e o chanceler do Arcebispado, padre Renato Paganini.

 

Luto

Após serem informados do falecimento, autoridades do estado se pronunciaram com pesar a perda do Arcebispo.

 

Renato Casagrande, Governador do estado

VIVA, DOM SILVESTRE!

Hoje nos despedimos de Dom Silvestre Scandian. Um grande líder que exerceu seu papel religioso, mas também cumpriu uma tarefa política das mais importantes em defesa dos princípios éticos e republicanos na gestão pública. Seu legado em defesa da vida e do amor ao próximo é orgulho para todos os capixabas. Siga em paz, Dom Silvestre.

 

Erick Musso, Presidente da Assembleia Legislativa

Acordamos de luto. É com pesar que recebi a informação do falecimento do líder religioso Dom Silvestre Scandian, na madrugada deste dia. Muito respeitado pelo seu papel social, uniu toda a sociedade capixaba, independente de credo e ideologia, num passado não muito distante, contra o crime organizado que assolava nosso Estado. Sua firmeza de caráter e liderança farão falta, mas seu legado de ensinamentos de ética e justiça certamente deixou frutos.

 

Paulo Hartung, ex-governador do estado

Recebi com enorme tristeza a informação da morte do amigo e grande líder religioso e social Dom Silvestre Scandian. Ele ajudou a tirar o Espírito Santo de uma das quadras mais complicadas da história político-administrativa do nosso Estado. Dom Silvestre foi o esteio de um grande movimento que uniu as igrejas, a OAB e a sociedade civil organizada. Exerceu papel de extrema importância num momento muito delicado, quando o crime organizado tomou conta das instituições . Ele foi a voz firme cobrando justiça e ética. Sempre doce, mas sem nunca deixar de marcar posição. Era uma voz importante da sociedade . O Espírito Santo perde um grande homem.

 

Fonte: G1

Comentários