Alegre celebra Nossa Senhora da Penha - Jornal Fato
Religião

Alegre celebra Nossa Senhora da Penha

Durante nove dias, a festa reuniu 38 Comunidades Eclesiais de Base e milhares de fiéis, que foram em família, com amigos e em grupos formados pelas comunidades


- Foto: divulgação/Diocese de Cachoeiro

O dia da Assunção de Maria, 15 de agosto, foi marcado por muita fé e devoção por parte dos fiéis de Alegre que, nesse dia, também celebram sua padroeira: Nossa Senhora da Penha.

Durante nove dias, a festa reuniu 38 Comunidades Eclesiais de Base e milhares de fiéis, que foram em família, com amigos e em grupos formados pelas comunidades. Os devotos aproveitaram a oportunidade para agradecer e pedir proteção a Nossa Senhora da Penha.

Na missa de encerramento, foram centenas de pessoas na solenidade, que se iniciou com uma procissão saindo da Escola Aristeu Aguiar em direção à ladeira da matriz. A Eucaristia foi presidida às 17 horas pelo Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP e concelebrada pelos padres Juliano Ribeiro Almeida, Luciano Vial Orcino, Wosley Guimarães, Roberto Luis Ferreira (Padre Beto) e Jean Marie, além de auxiliada pelos diáconos Argemiro Domingos Moreira e Anselmo Lima. O padre Márcio Teodoro da Silva, vigário paroquial, conduziu o belo coral.

Durante a homília, Dom Luiz falou sobre três grandes mulheres. "As leituras de hoje nos lembraram três mulheres: começando pelo antigo testamento, fomos apresentados à Judite, uma mulher firme e obediente aos propósitos de Deus que, em uma época de desvalorização e até perseguição às mulheres, enfrentou tudo e todos para defender seu povo e isso agradou a Deus. Já no novo testamento, vimos duas mulheres: Izabel e Maria. Essas duas, parentes, nos mostram esse bonito encontro de duas pessoas insignificantes para seu tempo. Uma era estéril e de idade avançada, a outra, jovenzinha de Nazaré, uma menina de um lugar escondido, quase esquecido. Duas mulheres simples mais grandiosas, que nesse diálogo mostram que para Deus nada é impossível", afirmou.

Ao final, Juliano Ribeiro, então pároco, foi homenageado com uma bela carta composta pelas crianças da catequese. Com quase 4 anos à frente da paróquia de Alegre, e devido a uma formação como membro Sacerdotal do Instituto Secular Nossa Senhora da Vida, Juliano viajará para Venasque, na França, onde permanecerá até abril de 2025.

"Obrigado por tudo, que Nossa Senhora, com o título de Nossa Senhora da Penha, te proteja; e que Nossa Senhora, com o título, de Nossa Senhora da Vida, te acolha. Até breve! Fique com Deus! Sentiremos saudades!", diz um trecho da carta.

Comentários