TRE acata recurso e confirma a candidatura de Casteglione a prefeito - Jornal Fato
Política

TRE acata recurso e confirma a candidatura de Casteglione a prefeito

A decisão foi tomada por unanimidade na sessão realizada na tarde desta segunda-feira (16) e derruba a sentença do juiz eleitoral que negara o pedido de registro de candidatura na primeira instância


O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) acatou o recurso e deferiu a candidatura de Carlos Casteglione (PT) à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. A decisão foi tomada por unanimidade na sessão realizada na tarde desta segunda-feira (16) e derruba a sentença do juiz eleitoral Roney Guerra, que negara o pedido de registro de candidatura na primeira instância.

O motivo para o indeferimento inicial foi a rejeição de suas contas em 2016, pela Câmara Municipal. Casteglione argumenta que foram questões meramente contábeis, que, portanto, não ensejariam inelegibilidade. O Ministério Público Eleitoral também entendeu assim e pediu que a candidatura fosse registrada. O juiz, porém, viu de outra maneira.

No TRE a defesa comprovou que não houve dolo por parte de Casteglione e nenhum prejuízo ao erário público. "Na sentença, afirma-se que deixei um déficit de 27 milhões, ao final do meu mandato, em 2016. No entanto, deixei nas contas bancárias da prefeitura 80 milhões de reais, quantia comprovada por documento oficial. Então, como seria possível esse déficit?", questiona o candidato.

Segundo advogados e assessoria de Casteglione, "fica claro que o alegado erro na prestação de contas é uma falha técnica e contábil".

Depois da negativa inicial a sua candidatura, Casteglione disse que sofria perseguição. Reafirmou que as ações contra a sua candidatura repetem o que aconteceu, há alguns anos, contra o presidente Lula, que foi preso e teve o registro de candidatura negado em 2018, mas, quatro anos depois, livre das acusações, se elegeu presidente novamente.

"Estamos lutando pelo nosso direito de participar das eleições de forma justa e também pelo direito do cachoeirense de escolher e votar em nosso projeto" afirmou o candidato.

Em vído publicado em rede social, Casteglione conta que etava na rua, fazendo campanha quando recebeu a ligação de seu advogado para informá-lo sobre a vitória judicial. "Hoje, saiu a sentença oficial, declarando por unanimidade o deferimento da nossa candidatura. É com a força do povo, que vamos continuar lutando, vamos rumo a vitória!", postou.

A campanha não parou um segundo e continuará nas ruas de Cachoeiro, com caminhadas confirmadas em diversos bairros, ratificando para a população seu compromisso e seu plano de governo para Cachoeiro.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...