Podemos quer fazer 15 prefeitos e 70 vereadores no Espírito Santo em 2024 - Jornal Fato
Política

Podemos quer fazer 15 prefeitos e 70 vereadores no Espírito Santo em 2024

O presidente estadual do partido, deputado federal Gilson Daniel, confirmou que vai trabalhar a reeleição dos prefeitos atuais do partido.


O Podemos capixaba realizou no sábado (13), na Assembleia Legislativa do ES, em Vitória, o primeiro encontro do partido do ano. De acordo com o presidente estadual do partido, o deputado federal Gilson Daniel, o planejamento do partido, visando as eleições do ano que vem, é alcançar a marca de 15 prefeitos e 70 vereadores.

Atualmente o Podemos tem em seus quadros cinco prefeitos e 59 vereadores. A prioridade será reelegê-los e ampliar espaços, embora não se tenha definido, ainda, em quais municípios as chances são maiores.

"Em 2018, o Podemos contava com um prefeito, um deputado estadual e 19 vereadores. Hoje, o Podemos no ES contabiliza um senador; dois deputados federais; quatro deputados estaduais; cinco prefeitos; cinco vice-prefeitos; 59 vereadores, sendo quatro presidentes de Câmara; e dois secretários de Estado", enumera Gilson Daniel.

O evento, que teve a participação da presidente nacional do Podemos, a deputada federal por São Paulo Renata Abreu, contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre filiados e simpatizantes, lotando o local.

"Hoje, o Podemos é a oitava bancada na Câmara federal, desbancando partidos consolidadíssimos. Nada é impossível quando se acredita de verdade! E essa história nos mostra que somos do tamanho dos nossos sonhos", pondera Renata Abreu. Ela lembrou que, na formação do Podemos, poucos acreditavam na criação do partido.

O evento também foi marcado pela presença de prefeitos de outras agremiações partidárias por conta da relação da amizade com Gilson Daniel - que foi presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e secretário de Estado.

Lá estiveram os prefeitos de Iúna, Romário Vieira; de Irupi, Edmilson Meireles; de Atílio Vivacqua, Josemar Fernandes; de São José do Calçado, Cuíca; de Muqui, Cacalo; de Itarana, Vander Patrício; de Santa Leopoldina, Romero Endringer; de Sooretama, Alessandro Broedel; e o de Santa Teresa, Kleber Médice.

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcellos, amigo de Gilson Daniel, também marcou presença no encontro do Podemos. Também estiveram presentes a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane; o vice-prefeito de Atílio Vivacqua, Pedro Sampaio; o vice-prefeito de Sooretama, Fernando Camileti; o vice-prefeito de Itarana, Ozeias Baldotto; o ex-prefeito de Fundão Eleazar Lopes; entre outros.

 

Filiações

Durante o evento, foram realizadas filiações, que podem resultar em candidaturas em 2024. Entre eles, o vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lula; o ex-prefeitos de Ibiraçu, Eduardo Zanotti, o Duda; de Iconha, João Paganini; de Ibatiba, Dr. Jonhson; os ex-vereadores de Marechal Floriano Diony Stein; e  de Afonso Cláudio, Marcio CDA; o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, que é de Itapemirim; Amarildo Cardoso, liderança de Pancas; e Hassan Rezende, liderança de São Mateus.

 

PODEMOS NO ES:

1 senador: Marcos do Val;

2 deputados federais: Gilson Daniel e Dr. Victor Linhalis;

4 deputados estaduais: Marcelo Santos, Lucas Scaramussa, Allan Ferreira e Alexandre Xambinho;

5 prefeitos: Arnaldinho Borgo (Vila Velha), Wanderson Bueno (Viana), Guerino Balestrassi (Colatina), Marcos Jauhar (Guaçuí) e Ninho (Dores do Rio Preto);

5 vice-prefeitos: Fabio Dias (Viana), Elder Sossai (Jaguaré), Marcelo Paizante (Dores do Rio Preto), Coronel Rui Guedes (Cachoeiro) e Pastor Ezequias (Piúma);

59 vereadores

4 presidentes de Câmara: Bruno Lorenzutti (Vila Velha), Joilson Broedel (Viana), Braz Zagotto (Cachoeiro) e Leo Bragatto (São Gabriel da Palha);

2 secretários de Estado: Coronel Ramalho (Segurança Pública) e Emanuela Pedroso (Governo);

Comentários