Novo cresce e aparece com força no cenário político-eleitoral em Cachoeiro - Jornal Fato
Política

Novo cresce e aparece com força no cenário político-eleitoral em Cachoeiro

Partido atrai pré-candidatos e empresários a evento de filiação, recebe o vereador Júnior Corrêa - que continua a negar ser candidato - e se coloca como sigla importante no cenário eleitoral


Às vésperas das eleições municipais em Cachoeiro de Itapemirim, o partido Novo ganha destaque em meio às articulações visando o pleito. O evento realizado na noite de terça-feira, na Magban, em Cachoeiro de Itapemirim, atraiu a atenção do mercado político e suas repercussões alcançam os quatro cantos da cidade. O partido filiou 37 pessoas, uma delas, o vereador José Carlos Cardoso Corrêa Júnior, mais conhecido como Júnior Corrêa, e tem outros interessados.

Júnior Corrêa deixou o PL. Cotado como pré-candidato a prefeito, em fevereiro anunciou que abandonaria a vida pública para tentar se tornar padre, continua irredutível nesta posição, mas, mesmo sem ser candidato, vai ser o responsável por montar chapa de candidatos que possibilite a eleição do primeiro vereador do Novo. "Seria fechar o meu ciclo (na política) com chave de ouro", disse em discurso.

Ele sempre teve proximidade com o partido que antes de sua desistência, já lhe havia declarado apoio.

 

Liu André, presidente do Novo em Cachoeiro 

FERRAÇO

O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP) é, com a saída de Júnior, talvez, a principal aposta do Novo para a disputa pela Prefeitura. Sinalizações nesse sentido já foram emitidas de parte a parte, resta saber se ele será mesmo candidato. A pré-candidatura, já assumiu. 

Por mais que apoiar político tradicional - talvez hoje o mais tradicional de Cachoeiro - possa parecer contraditório, o presidente do diretório municipal do Novo, Liu André, enxerga de outra forma e aponta o discurso de Ferraço como o indicativo disso.

"Quem ouvisse, e não soubesse de sua filiação partidária, teria certeza de que ali estava um filiado ao Novo, tal a forma como fala de novo modelo de gestão que precisa ser implantado em Cachoeiro e colocando o nós (coletivo) na frente do eu (individual)", elogia.

Ferraço foi homenageado pelo Partido Novo e pelo setor de rochas pelos seus quatro mandatos de prefeito em Cachoeiro, "pelo salto de desenvolvimento da cidade no período".

O próprio Liu, junto com o vice-presidente estadual do Novo, Luciano Lintz Jr, esteve com o deputado e sua esposa Norma Ayub, na semana passada, conversando sobre a possibilidade dele se candidatar. O próprio Ferraço, que relutava, deixou a possibilidade em aberto, falando na formação de frente ampla de partidos.

 

INTERESSE

Mas, há outros pré-candidatos interessados no apoio do Novo, que não fecha as portas. O deputado estadual Bruno Resende (União) é um deles. As conversas, porém, pouco avançam pela complexidade da articulação que além dele, envolve deputado estadual Allan Ferreira (Pode) e o advogado Diego Libardi (Republicanos). Os três acordaram que dentre eles, um será escolhido para concorrer, mas a indefinição sobre um nome tem atrasado a adesão de mais siglas.

Segundo Liu André, o Novo tem ouvido muito, a todos, atentamente. E, com o crescimento em número de filiados, se torna partido imprescindível em quaisquer articulações no campo ideológico da direita liberal.

Não à toa, o partido tem o apoio e simpatia de importantes representantes do setor produtivo. Segundo ele, todas as conversas passam pela mudança no modelo de gestão de Cachoeiro, e nunca sobre a ocupação de espaços em uma futura gestão.

Sobre candidatura própria a prefeito, embora reconheça no partido alguns nomes que considera excelentes - principalmente empresários - acha que é decisão pessoal de cada um decidir se apresentar ou não e, até agora, nenhum se apresentou com esse objetivo.

 

BAIXA

Em meio a cortejo e a ao crescimento, o partido, no entanto, lamenta baixa significativa: o médico Marlos Thompson, filiado desde 2018 ao partido em que era vice-presidente, anunciou a sua desfiliação, por motivos pessoais os quais preferiu não externar.

Liu lamenta, mas compreende que essas são coisas da política, mas acredita que, em breve, o amigo retornará para a sigla.  

 

 

EVENTO

O evento, segundo o presidente do diretório municipal do Novo, Liu André, foi bastante representativo. Contou com a presença de autoridades e pré-candidatos, como o deputado federal Evair de Melo (PP), os deputados estaduais Allan Ferreira0, Bruno Resende e Theodorico Ferraço, a empresários de portes variados e funcionários do comércio, indústria e serviços.  Entre eles, o presidente do Centro Rochas e proprietário da Mag Ban, Tales Machado, e o presidente do Sindirochas, Ed Martins André.

Durante o encontro, o deputado federal Marcelo van Hatten (Novo-RS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE) entraram ao vivo para transmitir sua mensagem de apoio aos novos filiados e o presidente nacional do partido, Eduardo Rodrigo Fernandes Ribeiro, que estava em voo no momento, gravou vídeo específico em alusão ao evento, onde foi exibido.

Comentários