Libardi planeja Guarda como polícia municipal - Jornal Fato
Política

Libardi planeja Guarda como polícia municipal

Ele propõe criação de grupo para atuar em situações de alta complexidade e apoiar ações contra o crime organizado


- Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Cachoeiro, Diego Libardi (Republicanos), pretende implantar, na Guarda Municipal, características típicas do policiamento feito pela Polícia Militar. Para isso, visa criar unidades que vão muito além da função histórica e incluem, até, ações contra o tráfico de entorpecentes. Ou seja, quer transformar a GCM em uma espécie de polícia municipal.

Uma das ideias é criar a unidade K9, com o uso de cães adestrados e treinados para o farejamento de armas e drogas. Os animais atuariam em operações conjuntas com os agentes da Guarda, principalmente em áreas de alta incidência criminal, como pontos de tráfico de drogas, bloqueios de trânsito e patrulhamentos em escolas e espaços públicos.

Ele também propõe a Rondas Ostensivas Municipais (Romu) com criação de criação de Grupo Tático Especializado da Guarda Civil Municipal, formado por agentes treinados para atuar em situações de alta complexidade e apoiar ações contra o crime organizado.

Também prevê a retomada das obras do Centro de Operações da Guarda na Ilha da Luz; Botões do Pânico para proteger a mulher em situação de risco, evitar feminicídios e reduzir os índices de violência doméstica e também nas escolas e no comércio; ampliação da frota de veículos da Guarda Civil Municipal; postos permanentes da Guarda Civil Municipal nos distritos; patrulhamento com drones e a criação do Setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal, dedicado a fortalecer a capacidade de antecipação e resposta a ameaças à segurança pública.

Comentários