Ferraço propõe Seminário sobre o Desenvolvimento do Sul Capixaba - Jornal Fato
Política

Ferraço propõe Seminário sobre o Desenvolvimento do Sul Capixaba

Segundo o parlamentar, a iniciativa é motivada pela crise financeira que, há anos, assola a economia do Sul do Espírito Santo


Em documento entregue ao governador, Ferraço elenca alguns prejuízos contabilizados pela região - Foto: Divulgação

O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) propôs ao governador Renato Casagrande a realização, por parte do Governo do Estado, de seminário para discutir projetos e propostas de geração sustentável de desenvolvimento econômico, renda e empregos na região Sul.  Os dois se reuniram há duas semanas.

Segundo o parlamentar, a iniciativa é motivada pela crise financeira que, há anos, assola a economia do Sul do Espírito Santo. Em documento entregue ao governador, Ferraço elenca alguns prejuízos contabilizados pela região.

"A região não tem sido contemplada com programas governamentais eficientes e eficazes na promoção do crescimento econômico de seus setores produtivos: industriais, comerciais, agronegócios, infraestrutura, prestação de serviços e outros. Ao contrário, a região tem sido palco de programas improvisados, como, recentemente, o que prometeu um fundo de investimento de R$ 50 milhões para os municípios do Sul. Se nada for feito, com a devida urgência que a situação requer, o Sul Capixaba estará fadado a um deserto econômico", alerta o deputado.

Theodorico acredita ser necessário "unir a velha e a nova geração em torno de um esforço conjunto de ideias e ações que promovam o desenvolvimento da região". 

Para o deputado, o seminário será instrumento de discussão de projetos e propostas para geração sustentável de desenvolvimento econômico ao reunir autoridades e representantes setoriais, com ênfase na recuperação dos setores produtivos, implantação de novos negócios e geração de emprego e renda.   

 

Pontos de preocupação

  1. A crise sem precedentes que vive o setor do mármore e granito, que ameaça centenas de pequenas, médias e grandes empresas do setor;
  2. A perda do Porto de Itaipava e Itaoca, por falta exclusiva de vontade e liderança, à época, do então Governo do Estado;
  3. A paralisação, até o momento, da Samarco;
  4. Os entraves que ameaçam a ferrovia Litorânea e o Porto de Presidente Kennedy.

Comentários