Aberta academia para atletas de alto rendimento - Jornal Fato
Política

Aberta academia para atletas de alto rendimento

Dupla campeã olímpica de vôlei de praia também deixou legado para atletas que utilizam Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho


Governador Paulo Hartung na nova academia para atletas de alto rendimento (Foto: Pedro Dutra/Secom-ES)

Guto Netto
Jornalismo - ADI/ES

 

Atletas capixabas estão com motivos a mais para reforçar os treinos em busca da excelência. Uma academia voltada para atletas de alto rendimento e equipamentos utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016 agora estão disponíveis para que capixabas continuem se destacando em competições locais, nacionais e internacionais.


Com um investimento de R$ 1,06 milhão, 57 equipamentos de musculação e outros cerca de 400 itens para a prática de exercícios, foram entregues pelo governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, para a comunidade esportiva, voltada para atletas de alto rendimento.


"É uma demanda antiga da comunidade esportiva, para atender ao anseio de muitos que não tem condição de complementar seu treinamento e, agora, colocamos à disposição um equipamento que vai poder atender, incialmente, 500 atletas", explicou o secretário estadual de esportes, Roberto Carneiro.


Além da academia, os atletas que treinam no CT, em Bento Ferreira, em Vitória, irão contar com um acompanhamento especializado de fisioterapeutas, enfermeiros e ortopedistas através do Projeto de Atenção à Saúde do Atleta, em parceria com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). 


"É um termo de cooperação técnica com a Emescan que disponibilizará profissionais para apoiar e auxiliar a saúde dos atletas. O foco é atender o atleta por completo, para o Espírito Santo produzir cada vez mais campeões e ser referência para os jovens que iniciam no esporte", complementou Carneiro.


Durante seu discurso, Hartung destacou a importância do esporte no combate à violência como forma de dar oportunidades aos jovens. "Aprendi muito no esporte. Uma riqueza na minha formação a minha participação no esporte coletivo e individual e precisamos popularizar o esporte cada vez mais. Levar o esporte como uma das alternativas importantes para nossa juventude. Abrir janelas de oportunidades. É disso que precisamos."

 

Os campeões do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado, Alisson Cerutti e Bruno Schmidt, estiveram na solenidade e deixaram seu legado olímpico para a nova geração do vôlei capixaba. Mastros totalmente reguláveis, antenas e rede utilizados por atletas de todo o mundo aqui no Brasil agora estão disponíveis para os capixabas no CT Jayme Navarro de Carvalho.

 

O campeão olímpico de vôlei de praia, Alisson Cerutti

"Nada mais justo do que deixar ela (rede) segura aqui dentro (do CT), com novos atletas para o futuro. Eu fico sem palavras, porque já fui um atleta novo e tinha outros atletas como referência e, hoje, esses atletas novos tem a mim e ao Bruno como referência. A vida do atleta é essa: curta, passa e você tem que deixar um legado para outros atletas", disse o medalhista de ouro, Alisson.


O capixaba disse ainda que, com a nova estrutura de equipamentos de vôlei de praia e a academia entregue, a dupla passará a também utilizar o Centro de Treinamento para se prepararem para futuras competições. "Poucos os lugares no Brasil tem uma academia assim. Acho que os atletas vão poder aproveitar bastante", comentou o atleta.

Comentários