Cachoeirense é detido por aplicar golpes em Vila Velha - Jornal Fato
Polícia

Cachoeirense é detido por aplicar golpes em Vila Velha

Ele e outro homem foram detidos em um apartamento onde estavam os equipamentos para aplicar os golpes


Foto: Divulgação/PC

Um cachoeirense foi detido, juntamente com outro homem, por policiais civis do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) de 0Vilha Velha por aplicarem um golpe usando celular para subtrair quantias de dinheiro de vítimas. Victor Lohran Cortês e Marcio Almeida de Oliveira Filho, os dois de 25 anos, foram detidos em flagrante no bairro Coqueiral de Itaparica. O fato aconteceu na quarta-feira (24).

O delegado Romualdo Gianordoli explicou como era a ação dos detidos. "Esse golpe é conhecido como Smishing. Os suspeitos usavam softwares específicos para enviarem mensagens de textos para as vítimas com um link falso de um banco. A partir do momento em que a pessoa clicava nesse link, ela era direcionada para um site falso e lá ela poderia inserir os seus dados bancários. Com eles em mãos, os suspeitos subtraiam o dinheiro das vítimas. O software permitia que até 50 mil mensagens de texto fossem enviadas simultaneamente", afirmou.

Victor e Marcio foram presos dentro do apartamento onde estavam os equipamentos para aplicar os golpes. "Eles haviam alugado o local há duas semanas, e desde então cometendo os crimes", disse Gianordoli.

O delegado contou que os policiais chegaram até os dois após receberem a denúncia de uma loja de eletrodomésticos. "Os suspeitos foram até essa loja e efetuaram a compra de dois aparelhos de celular, uma televisão e um ar condicionado. As compras foram realizadas separadamente, em dias diferentes, mas na mesma loja da rede. Os funcionários desconfiaram dessa postura dos dois e fizeram contato com a nossa delegacia. Diante disso, nós fomos até o apartamento dos suspeitos e localizamos os equipamentos. Na delegacia, eles explicaram como funcionava o golpe", disse.

De acordo com o responsável pelo caso, as investigações continuam. "Agora nosso objetivo é descobrir quem é o suspeito que fornecia as listas com os números de celulares das vítimas", adiantou.

A dupla foi autuada por associação criminosa e furto mediante fraude e, após serem ouvidos, foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Comentários