Sindimármore: morte em empresa foi imprudência - Jornal Fato
Notícias

Sindimármore: morte em empresa foi imprudência


O sindicato que representa os trabalhadores do setor de rochas (Sindimármore) acusa que houve imprudência da empresa na morte do caminhoneiro Airton Medeiros Lopes da Silva, de 56 anos.

O caso ocorreu em Cachoeiro de Itapemirim na sexta-feira(24), quando chapas de granito, que estavam na carroceria do seu caminhão, estacionado no pátio da firma, caíram sobre ele.

Segundo o diretor de Formação, Amarildo Monteiro, quatro chapas de granito foram colocadas sem as cintas de segurança que as amarram, ocasionando a queda.

 

"O erro também ocorreu por terem colocado às quatro chapas de um só lado no veículo, quando o certo seria colocar duas de cada lado, dividindo o peso"?, acrescentou.

 

Monteiro alertou que os trabalhadores do setor usam equipamentos de segurança, mas às vezes não estão treinados para o manuseio correto.

 

Acidentes no setor chegam a 60% do total de 2012

 

As empresas capixabas do setor de rochas ornamentais contabilizam seis acidentes fatais somente neste ano, sendo cinco no Sul do Estado e um no Norte. Em todo o ano de 2012, foram registrados 10 óbitos no Espírito Santo.

O diretor de Formação do Sindimármore, Amarildo Monteiro, informou que, dos seis acidentes com vítima fatal ocorridos este ano, dois foram durante o percurso (casa/trabalho, trabalho/casa) e quatro no beneficiamento.

Em 2012, quatro mortes aconteceram em pedreiras, três no trajeto, dois no beneficiamento e um durante o transporte do material "" o motorista foi a vítima. Amarildo considera os números altos.

"Sempre cobramos das empresas a realização de cursos para os funcionários. Na maioria das vezes, o motivo desses acidentes é a falta de treinamento. Essa mesma preocupação do sindicato é apresentada ao Ministério Público do Trabalho"?, contou.

Comentários