Serviços mais eficientes para distrito industrial - Jornal Fato
Notícias

Serviços mais eficientes para distrito industrial


Fornecimento de água, energia elétrica e transporte público mais eficiente, em curto prazo, para o distrito industrial de São Joaquim, em Cachoeiro de Itapemirim. Ã? com o que se comprometeram as concessionárias desses serviços, ontem (13), na reunião do grupo de trabalho que a Prefeitura coordena para promover melhorias no distrito e fortalecê-lo como polo industrial do município.

No encontro, realizado na sede da Associação do Distrito Industrial (Adici), representantes das concessionárias ouviram reivindicações dos empresários locais.

Quedas de energia, interrupções no abastecimento de água e os poucos horários dos ônibus que atendem os trabalhadores e a comunidade local estão entre os gargalos que precisam ser solucionados.

Cerca de 60 empresas estão instaladas em São Joaquim, e 90% delas são do setor de rochas ornamentais.

"A reunião foi muito proveitosa. As concessionárias atenderam ao nosso chamado e se mostraram atentas às demandas dos empresários. Estamos fazendo nosso trabalho de articulação para trazer melhorias para São Joaquim. Junto com os incentivos fiscais que oferecemos, elas ajudam a tornar esse polo ainda mais atraente para investimentos e instalação de empresas"?, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, que preside o grupo de trabalho.

Outra missão do grupo é buscar alternativas de qualificação para os trabalhadores de São Joaquim. Por isso, na reunião, representantes do Sesi e do Senai apresentaram aos empresários do distrito propostas de cursos que podem ser oferecidos para seus funcionários.

Agora, o empresariado vai identificar o nível de escolaridade e as necessidades de capacitação de suas equipes. Um dos principais desafios é alfabetizar grande parte dos empregados. Por isso, turmas de educação para jovens e adultos (EJA) devem ser oferecidas no distrito.

"Tão importante quanto melhorar a infraestrutura do distrito é investir no capital humano. E nós estamos avançando na qualificação profissional. Este ano, já instalamos o telecentro comunitário de São Joaquim, que formou a primeira turma do curso de informática na semana passada. Será possível avançar ainda mais com a oferta de outros cursos"?, destaca o secretário Ricardo Coelho.

Participaram da reunião o engenheiro da EDP""Escelsa, Fernando Baldotto; o gerente de tráfego da viação Flecha Branca, Renato Borges; os representantes da Foz do Brasil, Marcelo Caetano Coelho e José Carlos da Silva; o gerente regional do Sesi, Marton Arpad; a representante do Senai (Findes), Giovana Leão, além de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A próxima reunião do grupo será realizada no início de outubro. Na ocasião, será avaliado o andamento das ações e melhorias solicitadas pelos empresários.

Comentários