Ser ou não ser - Jornal Fato
Notícias

Ser ou não ser


A Wilsa terminou a leitura do que eu acabara de escrever e me perguntou?"Você escreve ARTIGO ou CRôNICA?"? Respondi que tinha a mesma dúvida e pedi para que ela procurasse no dicionário, para que ficássemos sabendo. Passou o tempo, Ela me entregou o Dicionário e mandou que eu lesse. Fiz mais, copiei tudo e vou mostrar para vocês, para ver se vocês decifram. Espero que o nosso trabalho possa tirar a dúvida.

ARTIGO "" do Latim: articulu 1- objeto de negócio; mercadoria "nesta casa vendem-se artigos de viagem"?. 2- cada uma das divisões, ordinariamente numeradas, de lei, decreto, código, etc. 3- parágrafo das contestações e outros escritos forenses. 4) cada uma das partes que se quer destacar, ou pontos, de um escrito. Ã? bom sublinhar os principais artigos da carta, para não restarem dúvidas. 5) escrito de jornal, revista, etc. "Seus artigos semanais de criticas literária são muito comentadas (neste sentido tem os diminutivos depreciativos: artiguelho e artiguete. Artiguelho: artigo insignificante, escrito de caráter ofensivo publicado em jornal. Artiguete: pequeno artigo.

Até aqui não se definiu a pergunta feita.

CRôNICA "" Do Latim chronica 1) narração histórica ou registros de fatos comuns, feitos por ordem cronológica. 2) Genealogia de família nobre. 3) Pequeno conto de enredo indeterminado. 4) Texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal, e que tem com temas fatos ou ideias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo, etc. ou simplesmente relativos à vida cotidiana. 5) Seção ou coluna de revista ou de jornal consagrada a um assunto especializado: crônica política, crônica teatral. 6) O conjunto das noticias ou rumores relativos a determinados assuntos. Ã? inacreditável a crônica dos conchavos ocorridos naquele distante município.

Tudo foi anotado a partir do Dicionário Aurélio. Ele está comigo desde São Paulo, antes mesmo de pensar em voltar ao meu lugar de origem. Não sei se ficarão dúvidas em vocês,  A você que me saúda na rua e me fala: "Gostei da sua Crônica ou do seu Artigo, meu muito obrigado e continue. Alguns que reclamam que, vez por outra, não apareço não é preguiça ou falta de assunto, mas gosto de escrever não sobre mim, mas o que esta cidade me mostra, desde quando criança estudando no Grupo Escolar Bernardino Monteiro, olhava tudo e todos com a mesma admiração que hoje faço quando caminho por suas ruas, seus morros, suas pontes, com o coração cheio de amor por esta Cidade que, para mim, vale mais do que todas em que estive nas minhas viagens e passeios.

CRôNICA ou ARTIGO, MEU AMOR A MINHA CACHOEIRO SERÃ? O MESMO.

Comentários