Segunda chance para condenados - Jornal Fato
Notícias

Segunda chance para condenados


Internos da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) iniciaram um novo curso profissionalizante este mês. Ao todo, 23 alunos estão participando do Curso de Mecânica e Manutenção de Motores, oferecido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso tem carga horária de 260 horas e está previsto para acabar no final de junho. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Também estão previstas para este ano mais duas capacitações nesse mesmo formato: o curso de Mecânico de Manutenção em Motocicletas e Eletricista de Automóveis. Os cursos são voltados a detentos que estão inseridos na escolarização, cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio.

O Pronatec trabalha expandindo a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para isso, o projeto envolve ações de assistência técnica e financeira, que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Uma das novidades do programa é a criação da Bolsa-Formação, que irá ofertar vagas em cursos de qualificação para trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social.

Para a diretora da unidade, Solane Miltes Porto, a profissionalização é uma das ferramentas da ressocialização.

"Os cursos profissionalizantes das mais diversas áreas fazem parte de um projeto de humanização que percebe a capacitação profissional como um dos pilares para a ressocialização"?, avalia.

 

 

Comentários