Poder absoluto - Jornal Fato
Notícias

Poder absoluto


O descrédito da classe política é cada vez maior. Não é para menos, com escândalos se sobrepondo pelo país. Cada vez mais gente entra para a política na intenção de enriquecer a qualquer custo. Está aberta a brecha para a corrupção. Mas, a improbidade vai muito da escalada social. Mesmo gente já rica e no topo desta pirâmide, sucumbe à tentação do dinheiro fácil e à sensação de poder absoluto. Tudo é permitido, até roubar.

Caso emblemático é o do médico RobertoBastos (PMN), que terá hoje o seu destino selado na Câmara Municipal. Ele é acusado de improbidades diversas, todas muito graves, mas uma, em particular, chama a atenção, por parecer comportamento recorrente do parlamentar. Ao menos as denúncias sobre a prática do chamado Rachid, são. Durante o governo de Roberto Valadão (PMDB), em 2007, Roberto Bastos (PMN) passou de líder da oposição a Secretário de Habitação, numa pasta criada à época exclusivamente para abrigá-lo. Vem desta época a primeira denúncia de que fosse adepto da prática nefasta de reter parte dos salários de seus assessores. O processo está na Justiça. Na Câmara, jamais foi julgado.

No curso deste processo, o Ministério Público recolheu documentos na Câmara Municipal e também n Prefeitura e constatou novos casos da mesma irregularidade. Servidoras afirmam que entregavam dinheiro e tíquete alimentação ao próprio vereador ou a quem ele orientasse. Uma delas, inclusive, fez com que o parlamentar assinasse recibo da quantia repassada.

Ã? até difícil de entender por que um médico abastado e com boa condição financeira retenha até quantias mínimas, de até R$ 90,40, como constata o MP, ou que utilize em seu consultório funcionária que, na realidade, recebe pela Câmara.

A situação dele não é fácil, só escapa de punição exemplar se o espírito de corpo prevalecer na votação aguardada para hoje na Câmara Municipal.

 

Sobe

Mansur

O advogado Higner Mansur, uma das penas mais afiadas do jornalismo cachoeirense, completa  200 edições de sua coluna Conexão Mansur, espaço onde trata com vigor de temas importantes da cultura e política pública cachoeirenses. Excepcionalmente, nesta semana, a publicação ocorrerá amanhã.

 

Desce

Furtos

Ã? impossível estacionar veículo no centro de Cachoeiro e sair tranquilo. Os furtos ocorrem com o sol a pino, até mesmo em estacionamentos rotativos particulares. O desespero é ainda maior para os donos de motocicletas. A incidência de roubos cresceu 49% neste ano.

 

Aspas

"Papel aceita tudo"?.

Júlio Ferrari

Presidente da Câmara reclama das críticas à condução da votação de Comissão Processante contra o vereador Roberto Bastos (PMN).

 

Vias de FATO

Câmara decide hoje se abre Comissão de Ã?tica contra o vereador Roberto Bastos (PMN). Mas, como o prazo regimental só se esgota na quinta-feira, nada impede que  seja adiada de novo.

*********

Chuva atrapalhou muito as encenações do auto da Paixão de Cristo na região. O temporal foi forte justamente na hora marcada para o início dos eventos, na noite de sexta-feira.

*********

Tentente Moulon (PV), Braz Zagotto (PTB) e Wilson Dillen (PRB) retomam as cadeiras na Câmara Municipal hoje. Deixaram secretarias municipais para poder concorrer à reeleição.

*********

Na divisão interna do PSB, nos bastidores, até vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada por Carlos Casteglione (PT) chegou a ser oferecida em troca do apoio eleitoral do partido do governador.

*********

Mas, se não conseguir costurar um acordo satisfatório entre Theodorico Ferraço (DEM), Carlos Casteglione (PT) e Glauber Coelho (PR) os socialistas vão mesmo de Claudia Lemos (PSB), que está animada. Objetivo é não criar dificuldades para Casagrande.

*********

Até amanhã.

 

Frase: O problema é que quando falta vergonha na cara e sobra mau caráter, não há lei que dê jeito.

Aristides Junqueira

 

 

 

Comentários