Menestrel interage com o público em 3x4 - Jornal Fato
Notícias

Menestrel interage com o público em 3x4


Oswaldo Montenegro é a atração musical da Bienal Rubem Braga hoje à noite, com entrada franca

Os cachoeirenses e visitantes serão brindados com o novo formato do show de Oswaldo Montenegro, onde o cantor e compositor, entre outras facetas, promete total interação. Hoje, às 21h00, no Palco Rubem Braga, no Centro de Cachoeiro, ele apresenta "Oswaldo em 3x4"?, dividido em quatro blocos. A entrada é franca.

No primeiro, Oswaldo canta as músicas mais alegres de sua carreira como compositor, misturadas a trechos de Villa Lobos, Bach, Waldir Azevedo, Patápio Silva e Vivaldi, numa verdadeira festa.

Já no segundo, um desfile de inúmeros sucessos de Montenegro costurados entre si, como se fossem uma única obra. Um hit se sucede a outro, deixando o espectador sem fôlego.

No terceiro, o diálogo com a plateia informaliza o "3x4"?: o poeta bate papo, atende a pedidos do público e apresenta duas canções inéditas.

O quarto bloco tem a atmosfera do "blues"?. O "concerto"? ganha contornos teatrais, com Madalena Salles brincando na gaita, vestida de "bluesman"?, e os três virtuoses violões citando "hiffs"? clássicos, levando a um final de extrema descontração e alegria, fazendo com que o público saia de alma lavada.

O show é também o compasso de "Bandolins"?, a primeira composição que o Brasil conheceu desse cantor-compositor-instrumentista que, depois de passear pelo cinema e pelo teatro, retorna à música, que é de onde veio e, segundo ele mesmo, onde mais ama estar.

 

Serviço:

Show: Oswaldo Montenegro "3x4"?

Espaço: Palco Rubem Braga

Local: Praça Jerônimo Monteiro

Hoje, às 21h00

 

Bate-papo com Oswaldo

Em entrevista exclusiva, por e-mail, ao Jornal Espírito Santo de FATO, o artista falou sobre o espetáculo, sobre Rubem Braga e parcerias capixabas. Confira.

 

 

FATO - Fale um pouco sobre a importância da literatura e a contribuição que ela dá para a música. Qual a conexão entre ambas?

Oswaldo Montenegro - Ã? imensa. Na verdade, o que a gente lê, forma a matéria prima do que vamos escrever, embora a letra de uma canção não tenha nada a ver com o conto, com o romance, e tem pouco a ver com a poesia, embora se pareça com ela. A melodia muda a intenção das palavras, dando a elas um sentido que não teriam, lidas ou faladas.

 

Você conhece a obra de Rubem Braga? Alguma crônica dele serviu de inspiração para uma canção sua ou mesmo o estilo poético do trabalho do cronista?

Conheço e gosto muito, mas diretamente, nenhuma das minhas canções é filha de uma de suas crônicas.

 

Qual o gênero literário que mais se aproxima das suas composições?

Na minha opinião, a crônica, misturada com a poesia.

 

Você tem alguma parceria com compositores capixabas?

Sim, fiz algumas canções com Roberto Menescal (um dos fundadores do movimento bossa nova), além de inúmeros trabalhos em CDs, shows e televisão.

 

Você tem 32 anos de carreira, a contar do primeiro disco, em 1979. Já consegue avaliar qual o seu papel na música popular brasileira?
Procuro não tecer nenhum tipo de análise sobre o meu papel na MPB. Tenho mais o enfoque da gratidão. Devo ser grato pelo privilégio de trabalhar no que eu gosto. Por ter tido a imensa benção da permanência "" algo muito difícil em nosso meio, que é muito volátil, onde tudo é muito passageiro. A possibilidade de ter exercido minha liberdade esse tempo todo me faz sentir gratidão. Sou muito grato a tudo que minha profissão me deu, e por saber que a minha música faz companhia a alguém, que é a maior de todas as honras.

 

Como foi a sua experiência no cinema, com Léo e Bia?
Há muitos anos eu escrevo e dirijo teatro. Léo e Bia foi uma peça que escrevi em 1984. Retrata a vida de sete jovens que moram em Brasília, em 1973, no auge da ditadura militar, no final dos anos hippies. Ã? uma peça que fala das aventuras, as loucuras, as dores, os sonhos, as paixões dessa galera. E eu queria fazer um filme sobre isso.

 

Você já se apresentou em  Cachoeiro de Itapemirim?

Sim, foi muito legal.

 

O seu recado para os cachoeirenses e visitantes que certamente vão curtir o evento literário e também a sua apresentação.

Estou ansioso pra chegar e com muita vontade de apresentar esse show "3x4"?. Vai ser uma noite bacana.

 

Comentários