Começa a colheita do café no Espírito Santo - Jornal Fato
Notícias

Começa a colheita do café no Espírito Santo


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou em Cachoeiro de Itapemirim, nesta semana, programas para a cafeicultura capixaba, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba.

Pela primeira vez, o evento que marca o início da colheita do grão foi realizado na Região Sul capixaba. No Espírito Santo, a colheita do conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora e garantir a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto.

"Todo início de colheita do café no Espírito Santo já vem acompanhado de uma campanha de qualidade ou de cuidados com a lavoura, porque acreditamos na cultura como indutor do nosso desenvolvimento e de redução das desigualdades"?, destacou o governador Renato Casagrande.

Um dos projetos apresentados é o Calcário Correto, que tem como objetivo incentivar a utilização de calcário em propriedades de agricultores de base familiar nos municípios da Região Sul do Espírito Santo. A utilização do mineral na cafeicultura contribui para a correção da acidez do solo e a melhoria das suas propriedades físicas, químicas e biológicas.

O programa, desenvolvido pelo Incaper, fomenta a utilização correta do calcário, e prevê o repasse de 4 mil toneladas do produto a dois mil produtores rurais de 30 municípios da região. Desta forma, espera-se ampliar em 30% a produtividade do café.

 

Comentários