Leonardo Boff elogia saneamento de Cachoeiro - Jornal Fato
Notícias

Leonardo Boff elogia saneamento de Cachoeiro


Em relação a diversas cidades do Brasil, o sistema de saneamento básico de Cachoeiro está em um patamar elevado, avaliou o teólogo e escritor Leonardo Boff, que esteve ontem no município para dar uma palestra a respeito do tema no Fórum Ambiental de Inclusão Social "Sanear é Incluir"?.

"Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde moro, o sistema de saneamento é precário, quase inexistente. Fato lamentável, uma vez que a cidade, além de imperial e turística, também tem uma população bastante numerosa, de quase 300 mil habitantes"?, argumentou ele, durante entrevista coletiva, no gabinete do prefeito, ao comparar a realidade de sua cidade com a de Cachoeiro, que possui 99% de sua água tratada e 94% de seu esgoto coletado.

Os dados impressionaram o teólogo, que aprovou as ações políticas locais voltadas para a questão ambiental. "Mas nas demais regiões do país, infelizmente, não há política de abastecimento de água, devido à abundância desse recurso natural"?, acrescentou.

Ainda segundo Boff, 80% das pequenas e médias cidades do Brasil carecem de saneamento básico.

"Ã? preciso despertar as pessoas para a gravidade dos problemas ambientais. Só com práticas coerentes, como as deste município, é que podemos reverter esse quadro"?, finalizou.

MEIO AMBIENTE

O ex-ministro do Meio Ambiente José Carlos Carvalho (convidado pelo Fórum para palestrar sobre a questão do saneamento básico) também participou da coletiva. "De fato, o sistema de coleta de esgoto e de tratamento de água de Cachoeiro está em excelente nível"?, considerou.

PLANO

Durante o Fórum, foi apresentado o plano de saneamento de Cachoeiro para os próximos 30 anos.

 

Felipe Bezerra

 

Comentários