Desenvolvimento: da serraria ao petróleo - Jornal Fato
Notícias

Desenvolvimento: da serraria ao petróleo


O desenvolvimento de Presidente Kennedy iniciou devido à instalação de uma Serraria de Madeira, na década de 30. De lá para cá, muita coisa mudou com a descoberta e a exploração de petróleo no mar que banha o município. O município de pobre passou a uma cidade cujas riquezas são incalculáveis.

O território marítimo de Presidente Kennedy, que faz parte da Bacia de Campos, tem um reservatório de bilhões de barris de petróleo. Sua exploração já atinge recorde, com cerca de 60 mil barris extraídos por dia. No ano passado, o município arrecadou 110,4 milhões com a evolução dos royalties. Além disso, outros empreendimentos devem se instalar nos próximos anos, o que garantirá ao município mais empregos do que o número de habitantes, hoje perto dos 11 mil.

Empreendimentos Porto da Ferrous

A Ferrous Resources do Brasil já está autorizada a instalar terminal portuário de águas profundas no município. No pico das obras, serão gerados cerca de 3,5 mil empregos. Na fase de operação, devem ser abertos em torno de 400 postos diretos de trabalho.

Porto Central

O Porto de Roterdã, na Holanda, vai construir o Porto Central. O projeto irá desenvolver um porto indústria para atender setores como petróleo e gás, minério, granito, agricultura, indústria automobilística, entre outros. O investimento ultrapassará a casa de R$ 1 bilhão e irá gerar em torno de 1.000 empregos na construção e de 1.000 a 6.000 empregos na operação.

O projeto traz um conceito de cluster, em que empresas similares irão operar em funções semelhantes, criando um conglomerado que permitirá integração entre elas.

 

Comentários