Coluna De Fato - Jornal Fato
Notícias

Coluna De Fato


PSDB quer dois na Câmara por apoio. Não é simples a acomodação de PSB e PSDB no mesmo palanque, no Espírito Santo. Os socialistas precisam, os tucanos querem, mas entre a necessidade e o desejo há o planejamento eleitoral verticalizado, que deve impor renúncia a quem carece mais, neste caso, a quem almeja a reeleição majoritária.

A reunião desta semana, entre o governador Renato Casagrande (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB), presidenciável, foi cordial e sinalizou para a convergência. Mas há condições a cumprir para que isso se estabeleça.

Retirar do páreo a inexpressiva candidatura de Guerino Balestrassi (PSDB) não é problema. Abrir espaço para Luiz Paulo Vellozo Lucas na disputa pelo Senado é fácil. E o apoio do governador capixaba a Aécio no segundo turno contra Dilma, caso ocorra, já é certo.

Só que, informações nos bastidores de Brasília dão conta que o anúncio da parceria é emperrado pelo plano do tucanato nacional de eleger dois deputados federais no Espírito Santo, que, a ele, interessa mais do que a possibilidade de Balestrassi se tornar vice, numa saída honrosa do cenário.

Ao fazerem as contas, analisam que a coligação de tucanos e socialistas tem potencial para eleger até três, mas há quatro nomes fortes na disputa, dois do PSB, Vandinho Leite e Paulo Foletto, e dois do PSDB, César Colnago e o próprio Guerino.

Para sacramentar o acordo, Aécio pede a Casagrande que retire Foletto do páreo, o que não parece ser fácil, levando-se em consideração que o socialista se prepara para buscar a reeleição. E por que tirar Foletto e não Vandinho?

Por que Foletto disputa votos com Guerino em Colatina e um dificultaria a eleição do outro, além de, é claro, já preparar o terreno para as eleições municipais de 2016. Ou seja, a eleição deste ano sequer aconteceu e já estão planejando a próxima.

Esses políticos só pensam naquilo.

 

Sobe

Preservação

O Espírito Santo registrou uma redução no desmatamento de 43%, resultado da diferença entre a extensão de terras desmatadas entre os anos de 2011-2012 (25 hectares) e 2012-2013 (14 hectares), segundo a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Desce

Representatividade

Com a perda de 10% do número de representantes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, o eleitor vai ter que apostar cada vez mais na qualidade dos seus representantes do que na quantidade deles para conseguir as políticas públicas que interessam a seu município e região. Simples de dizer, difícil de fazer.

 

 

Mas, hein?!

Que tipo de ideologia política representa o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), capaz de unir, no Espírito Santo, DEM e PT, a seu redor, sempre?

 

Vias de FATO

Mesmo que a contragosto, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) pode ter de se candidatar a deputado federal nas próximas eleições.

 

A decisão é indicada pelo partido e, também, abriria espaço para a candidatura de sua mulher, Norma Ayub (DEM), a vaga na Assembleia Legislativa.

 

O senador Magno Malta (PR) segue com seu projeto de se candidatar a presidente do Brasil, aproveitando a indefinição do partido entre Dilma (PT) e Aécio Neves (PSDB).

 

O pleito deste ano está colocando em palanques opostos o pai, Theodorico Ferraço, e o filho, Ricardo, um com o ex e o outro com o atual governador.

 

Comentários