Bienal ampliada e mais diversificada - Jornal Fato
Notícias

Bienal ampliada e mais diversificada


A quarta edição da Bienal Rubem Braga, que acontece, entre os dias 15 e 20 de maio, na Praça Jerônimo Monteiro, contará com estrutura 20% maior do que a de 2010.

A feira literária deve reunir 150 mil pessoas em seis dias de atividades. Os detalhes foram apresentados ontem (11) pela manhã, na Prefeitura de Cachoeiro. A concepção da Bienal este ano foca a prática da leitura para todos os públicos. Para isso, serão montados na Praça Jerônimo Monteiro 14 estandes e diversas salas, onde acontecerão mesas de debate, oficinas, apresentações culturais e musicais.

As salas homenageiam crônicas de Rubem Braga e figuras da cultura cachoeirense, como Jece Valadão.

São denominados: Trovões de Antigamente, O menino de Tuim, Arena Zig Braga, Espaço Coração de Mãe e Palco Rubem Braga.

Para a montagem do último palco, no dia 15 de maio, o trânsito nas cercanias da Praça Jerônimo Monteiro precisará ser interrompido. Os carros devem ser deslocados para ruas adjacentes.

Grandes editoras e renomados escritores estão com presenças confirmadas na IV Bienal. Além deles, haverá artistas da Música Popular Brasileira, como Emílio Santiago, Pepeu Gomes, Tico Santa Cruz, Patu Fu e Marko Rezende.

 

Identidade literária

Segundo a secretária de Arte e Cultura, Cristiane Paris, o objetivo é que o evento se torne um selo estadual e que tenha maior abrangência. A Bienal também deve ser apresentada no Palácio Anchieta, em Vitória, no final deste mês.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, investiu R$ 200 mil neste evento. Em 2010, o valor foi de R$ 88 mil.

Bienal vai até os bairros

A Bienal Rubem Braga não deve ficar restrita à Praça Jerônimo Monteiro, onde se desenrolará a maior parte das atividades. A ideia é levá-la a bairros como Zumbi, na sexta-feira, e Village da Luz, no sábado. A ação busca facilitar o acesso da periferia e incentivar a prática da leitura.

O prefeito Carlos Casteglione espera que o público nesta edição seja de 50% superior ao da última, que reuniu mais de 85 mil pessoas.

Oficinas

A partir da próxima terça-feira (17), os educadores devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura para inscrever turmas de alunos em oficinas, apresentações de teatro de bonecos e outras atividades. As inscrições individuais, abertas ao público em geral, poderão ser feitas pela internet, no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br)

Concurso

O Concurso Rubem Braga de Releitura, Crônica, Ilustração e Fotocrônica para alunos de escolas municipais, estaduais e privadas e, também, para internos da Penitenciária Regional de Cachoeiro, acontece junto ao evento. Ele deve premiar os três primeiros lugares de cada quesito com notebook, tablet e câmeras digitais.

 

Beatriz Caliman

 

Comentários