VÍDEOS: Caparaó Capixaba debaixo d'água - Jornal Fato
Meio Ambiente

VÍDEOS: Caparaó Capixaba debaixo d'água

Cidades ficam alagadas com as chuvas das ultimas horas, defesa civil dos municípios emitiu alerta à população


A chuva que cai no Espírito Santo desde a noite desta terça-feira (28), já deixa a população preocupada. Nas últimas horas diversas cidades do Caparaó capixaba foram atingidas pelos temporais. Em Guaçuí alguns distritos como São Tiago e São Pedro de Rates foram afetados e em Alegre a força das águas deixou diversas ruas alagadas.

Ainda em Alegre, a Prefeitura de informou ao FATO que devido às chuvas de ontem (28), alguns danos foram identificados. "Tivemos a perda total de uma ponte vicinal (Ponte São Silvano), e árvores e barreiras caíram em estradas vicinais. Algumas ruas do centro foram alagadas, mas não houve danos às residências. Até o momento, não temos registro de desabrigados", informou o Assessor de Imprensa de Alegre.

VEJA AS IMAGENS DE ALEGRE

 
Ponte de São Silvano (acima)
 

IMAGENS DO DISTRITO DE SÃO TIAGO, DE GUAÇUÍ

 

 

As equipes das prefeituras estão fazendo um balanço dos prejuízos em cada localidade. As equipes do Corpo de Bombeiros teve atuação da durante toda a madrugada desta quarta-feira (29) na região do caparaó. Carros tiveram dificuldade de trafegar, pessoas precisaram ser puxadas com cordas de dentro da correnteza e calçamentos foram arrancados pelo temporal. Houve deslizamentos de terra em diversos pontos e o medo e a apreensão foram companhia dos moradores das regiões afetadas, até agora pela manhã. 

 

CORPO DE BOMBEIROS EM AÇÃO

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, através da Equipe Bravo, os trabalhos de atendimento às ocorrências do temporal que caiu na região, começaram por volta de 21h30 da terça-feira (28).

Em São José do Calçado, atendendo a Defesa Civil, foram retirada s algumas pessoas que estavam ilhadas em suas residências, além de desobstrução de duas ruas.

Os Bombeiros também atuaram em Bom Jesus do Norte e Bom Jesus do Itabapoana. As ações se prolongaram pela madrugada tento encerramento das urgências às 04:05 desta manhã (29).

 

OCORRÊNCIAS ATÉ O MOMENTO

Segundo informações prévias da Defesa Civil Estadual, em Guaçui: no Distrito de São Tiago ocorreu a inundação de uma residencia devido a fortes chuvas, uma familia desabrigada. Segundo a assessoria de comunicação da cidade, a familia já foi assistida tanto pela Defesa Civil quanto pela Assistência Social do município.

Já em Alegre, muitas árvores caídas na estrada Alegre X Celina, deslizamento de terras também. No bairro Prainha também teve deslizamento de terras.

Rua 13 de Maio - Alegre

Em São Jose do Calçado teve forte chuva durante toda a madrugadsa, o que levou o rio que corta a cidade transbordar inundando várias ruas do centro da cidade, por enquanto há seis famílias desalojadas.

De acordo com o coornedador da defesa civil, Wanderson Marques, ainda não foi possível calcular os danos da chuva: "Acredito que hoje vamos saber direitinho o estrago que chuva nos causou. Mais graças a Deus. Não tivemos vítimas e nem pessoa desabrigadas. As pessoas que tiveram suas casas alagadas, Graças a Deus conseguimos tirar todos de dentro de suas residências e levar aos parentes mais próximos. A água já baixou, e agora estamos nas retiradas de entulhos e móveis que foram perdidos", disse ao FATO.

VEJA FOTOS DA CIDADE SÃO JOSÉ DO CALÇÃDO ALAGADA

 
 
 

De acordo com as imagens feitas pelo Senhor Claudio Canova, Secretário de Administração de Calçado, a situação ficou muito crítica devido ao volume de chuvas. Um casal que estava em uma motocicleta foi arrastado pela correnteza da um alagamento que invadiu a cidade. Após ser resgatado por populares, co apoio de uma corda, ele e a esposa passam bem.

Pelo menos um metro de água chegou ao centro comercial do município: rodoviária, casa e diversos comercios foram atingidos (VEJA OS VIDEOS ABAIXO). No Bairro Buraco Quente a energia eletrica foi afetada. 

 

Alguns acessos também foram afetados pelas águas, como uma barreira que caiu na pista entre Guaçuí X São Lourenço, próximo a fazenda Piedade.

 
VEJA OS VÍDEOS DOS DANOS CAUSADOS PELA CHUVA NA REGIÃO DO CAPARAÓ
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários