Vazamento de óleo causa paralisação de produção em Anchieta - Jornal Fato
Meio Ambiente

Vazamento de óleo causa paralisação de produção em Anchieta

Navio plataforma está sendo monitorado pelas companhias que também estão implementando soluções ambientais para o caso


A produção de petróleo no litoral de Anchieta, Espírito Santo, está paralisada devido a um vazamento de óleo próximo ao campo de Jubarte. A operação está interrompida desde o último dia 22 de janeiro, quando foi constatado o vazamento. 

A informação foi revelada no relatório financeiro e operacional de 2021 da holandesa SBM Offshore, que afreta a embarcação para a Petrobrás.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Petrobrás, procurada pelo FATO, a informação está no Relatório de Produção e Vendas da Estatal:

"O FPSO Anchieta, localizado no campo de Jubarte, Bacia de Campos, encontra-se paralisado desde o dia 22 de janeiro, após a consatação da presença de óleo próximo à embarcação. Foram imediatamente tomadas as providências antipoluição adequadas, que se mostraram efetivas. A situação está estabilizada e o FPSO voltará a operar quando um plano de ação for aprovado junto às autoridades".

A data exata da retomada da produção do FPSO não foi revelada, porém o reinício da operação depende da aprovação de um plano de ação acordado com a Petrobrás.

A capacidade operacional máxima instalada no FPSO Cidade de Anchieta é de 100 mil barris por dia de óleo e 3,5 milhões m3 gás. Sua produção ocorre numa profundidade de lâmina d'água de aproximadamente 1.270 metros e teve início no ano de 2012.

Comentários