Luta contra fogo em reserva florestal em Castelo continua - Jornal Fato
Meio Ambiente

Luta contra fogo em reserva florestal em Castelo continua

Mais um incêndio, o terceiro em duas semanas, é combatido pelo Corpo de Bombeiros e Iema, com apoio do NOTAer, no Parque Estadual Mata das Flores


- Reprodução/Instagram NOTAERes

O Corpo de Bombeiros Militar informa que, no fim da tarde de domingo (01), foram identificados novos focos de incêndio na região próxima ao Morro das Antenas, dentro do Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo. 

Trata-se de local de difícil acesso, por se caracterizar como mata fechada e trecho de vale. 

O combate foi iniciado no domingo com a realização de aceiros e enfrentamento direto.

Ontem (02), equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Corpo de Bombeiros prosseguiram com o combate, com apoio de helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer). 

Nesta terça-feira (03), o Corpo de Bombeiros Militar continuava atuando no local.

 

Luta

Após conter o fogo em operação iniciada no último dia 18, que durou quase uma semana, o Corpo de Bombeiros Militar seria acionado outra vez, para nova ocorrência de incêndio em vegetação no Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo, na noite de 24 de agosto.   

Sempre com apoio do Iema e do NOTAer, conseguiria controlar os focos no dia seguinte, contudo. 

 

Crime

Há suspeita de que os incêndios sejam criminosos. E o ar e a vegetação secos, condição comum nesta época do ano, contribuíram para que o fogo se alastrasse rápido. O caso é investigado pela polícia.

 

Degradação

O Parque Mata das Flores abriga mais de uma dezena de espécies de animais ameaçadas de extinção, de acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.  

A estimativa é de que as chamas tenham consumido mais de 150 hectares da importante reserva de Mata Atlântica sul capixaba.   

 



 

 

Comentários