China testa medicamento contra coronavírus - Jornal Fato
Internacional

China testa medicamento contra coronavírus

Pelo menos 80 pessoas tiveram melhoras imediatas


Pelo menos 80 pacientes que tomaram o medicamento tiveram uma melhora rápida em seus sintomas eliminando o coronavírus de seu organismo muito mais rapidamente.

A droga usada para outros vírus com o nome de AVIGAN (Favipiravir) não é autorizado pela Anvisa no Brasil.

Segundo Zhang Xinmin, funcionário do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, a situação respiratória dos pacientes da região de Shenzen melhorou muito, dentro de 4 a 6 dias.

Os dados disponíveis até o momento indicam que o favipiravir impede o processo de reprodução do RNA, molécula "prima" do DNA que serve de material genético para muitos vírus, como o novo coronavírus, ou Sars-CoV-2.

O medicamente já foi usado para tratar febre amarela, gripe e Ebola. Ao paralisar que esses vírus produzam novas cópias do DNA, a droga seria capaz de parar a reprodução viral nas células dos seres humanos

Além disso, é preciso considerar o risco de efeitos colaterais, ainda não detectados por não ter ocorrido uso em massa. Apesar disso, as ações da Fujifilm, cujo braço farmacêutico fabrica a droga, subiram 15%. A empresa, porém, ressaltou que sua licença para produzir o medicamento na China expirou em 2019. Isso deve abrir espaço para que, caso necessário, os chineses produzam uma versão genérica do remédio.

Comentários