Trote de incêndio a residência mobiliza bombeiros em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Trote de incêndio a residência mobiliza bombeiros em Cachoeiro

Trotes atrapalham o trabalho do Corpo de Bombeiros e colocam em risco vidas que realmente precisam de socorro


Foto ilustrativa

O Corpo de Bombeiros recebeu, por volta das 8h00 desta quinta-feira (25), um trote telefônico para atender a uma ocorrência de incêndio a uma residência em Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo o oficial de operações do Corpo de Bombeiros, Wissam Peçanha, a pessoa que ligou para a base relatou que uma casa vizinha estava em chamas e que tinha crianças dentro, sendo uma delas um bebê de quatro meses. Disse ainda que o fogo estava alto.

Uma equipe em caminhão e ambulância dos bombeiros se deslocou até o local, mas constatou que a informação era falsa.

Conforme explicou Peçanha, trotes atrapalham e muito a atuação do Corpo de Bombeiros. A brincadeira que não tem graça, além de gerar muito prejuízo, pode causar demora em outro atendimento e comprometer o salvamento de quem precisa, pois a equipe, considerando um chamado para uma ocorrência aparentemente grave, muda a configuração de trabalho com equipamentos de proteção individual e próprios para atender a um trote. "A equipe retorna à base, mas o tempo que leva no deslocamento causa comprometimentos em razão dos bombeiros terem que estabelecer adequadamente novos materiais para outros atendimentos e voltarem ao estado de prontidão".

Contudo, ele acrescenta, é raro que se caia em algum trote devido à logística de trabalho. "Os trotes que geram ocorrências como estas são raros, isto porque nós temos um filtro de controle de recebimento de ocorrência e duas linhas de triagem, então para cairmos realmente em um trote, o infrator tem que pensar em algo muito bem elaborado, o que acaba permitindo que a investigação vá ao encalço do infrator", comenta.

As polícias Civil e Militar foram acionadas para que o proprietário da linha telefônica que passou o trote seja identificado.

Os moradores da região foram orientados sobre os trotes telefônicos.

Comentários