Sensibilidade e dom que captam a natureza - Jornal Fato
Geral

Sensibilidade e dom que captam a natureza

No dia do fotógrafo, o paranaense, Edgard Baião, comemora os seus 44 anos de profissão


O paranaense, de Marialva, Edgard Baião, filho de cachoeirenses, uma das referências da fotografia em Cachoeiro de Itapemirim, onde chegou com a família para se radicar na cidade, em 1978, completa neste ano 44 anos na profissão que tem seu dia comemorado hoje, no Brasil. Ele conta que começou a fotografar aos 14 anos e que tudo começou com uma brincadeira, na época. "Sem perceber estava revelando em preto e branco em meu quarto escuro e ainda criança já tinha uma completa noção do que queria nesta grande arte de fotografar", lembra.

 

Baião avalia que, atualmente, muitas pessoas se aventuram nesta arte sem sequer terem o dom ou a técnica, e com isso desviam a real imagem e objetivo de um bom fotógrafo. "A tecnologia evoluiu e com isso os fotógrafos mais experientes tiveram que se adaptar ao mouse e o famoso photoshop que para muitos ainda é um bicho-papão", pensa.

 

Para Edgard, a fotografia "está no sangue" e não no bolso de quem quer ser fotógrafo do dia para a noite. "Apenas ter uma boa câmera não mostra quem está com ela. Infelizmente esta profissão está com muitas dúvidas a seu respeito, isso devido aos falsos fotógrafos que se aventuram sempre em experiências com seus possíveis clientes", continua.

 

"Hoje meu filho Mateus Baião fotografa comigo há mais de 10 anos e está se tornando um 'expert' também na arte e somando comigo uma dupla com experiência e tecnologia", concluiu Baião.

 

A profissão

 

Apesar de existirem no Congresso Nacional diversos projetos para a homologação da profissão de fotógrafo no Brasil, a mesma ainda não está regulamentada, o que exige muito preparo, trabalho e dedicação para que o profissional se destaque como especialista nesta arte.

 

Com as novas tecnologias e equipamentos disponíveis a todos, qualquer um pode tirar fotografias, porém somente com um olhar técnico e profissional é que poderá ser obtido um resultado satisfatório, tornando necessário o trabalho do profissional de fotografia.

 

Existem vários cursos superiores nessa área que preparam o profissional para o mercado, formando competências como: retrato, moda, arquitetura, fotografia científica, audiovisual, fotojornalismo, entre outros. Geralmente esses cursos focam na fotografia digital, porém também trazem um estudo aprofundado dos processos fotoquímico e analógico. 

Comentários