Cachoeiro: consumo de água é reduzido em 10% - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro: consumo de água é reduzido em 10%

A informação é da Odebrecht Ambiental que confirma a diminuição do consumo de água tratada na cidade


Com uma vazão média de 40 mil litros por segundo - medição feita na tarde de quinta-feira, por técnicos da Odebrecht Ambiental -, e redução de consumo de forma espontânea por parte da população, em 10%, no ano passado, a Odebrecht Ambiental, concessionária do serviço de abastecimento da cidade, considera confortável a oferta de água tratada no município.

De acordo com a direção da empresa, são necessários 430 litros por segundo para realizar o abastecimento, ou seja, apenas 1% da vazão do rio. "É importante ressaltar, ainda, que desde que foi iniciada a campanha Juntos pela Água, para o consumo consciente, em 2014, houve uma redução de 10% no consumo de água por parte da população. Essa redução foi espontânea, uma vez que a população possui água nas torneiras e ainda assim está economizando", informou a direção.

Atualmente, o consumo de água por pessoa no município de Cachoeiro de Itapemirim tem média de 131 litros por dia, enquanto a média nacional é de 166 litros por dia. "Esse consumo por pessoa era maior que 200 litros por dia antes de a Odebrecht Ambiental assumir a concessão dos serviços de água e esgoto da cidade", explica a nota enviada ao ES de FATO.

 

Crise hídrica

Em outubro do ano passado, o Rio Itapemirim teve a sua pior vazão dos últimos 80 anos quando registrou oito mil litros de água por segundo (l/s). Na ocasião, o diretor da Odebrecht Ambiental, Denis Lacerda, classificou a situação como de alerta é apontou a necessidade de conscientização da população para o uso racional da água.

"As pessoas têm que ter uma mudança de comportamento, como por exemplo, escovar os dentes com a torneira fechada. Vai me prejudicar de alguma forma se a torneira está fechada na hora que estou escovando os dentes? Essa é a pergunta que temos que fazer! É preciso uma mudança nos nossos hábitos", disse. 

 

 

 

    

 

 

Comentários